SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RISCOS DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.1985Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no contexto de uma investigação que pretende compreender os saberes docentes e a formação profissional construídos na prática, a partir das contribuições dos estudos de Tardif (2002, 2007, 2014) e Tardif e Lessard (2005), Enguita (1991), Nóvoa (1995), Oliveira(2004), dentre outros, que apresentam discussões que permitem refletir acerca da relação entre os saberes docentes e os modos de atuação profissional do professor. Nessa perspectiva, a retomada de abordagens propostas por estes autores corrobora com os objetivos traçados para este estudo de pensar na formação, na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. Tendo em vista que a prática docente é, por natureza, o espaço de (re)produção de saberes, parte-se do princípio de que, dentre os fatores que contribuem para a proletarização do trabalho do professor, está a ausência de alguns desses saberes. Logo, compreende-se que o reconhecimento da importância da sistematização dos saberes docentes poderá contribuir na prática, servindo como um mediador indispensável na constituição das relações de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index