SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: RISCOS DA PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Odália Bispo de Souza e Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Carolina Pires de Almeida Cruz Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.1985

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no contexto de uma investigação que pretende compreender os saberes docentes e a formação profissional construídos na prática, a partir das contribuições dos estudos de Tardif (2002, 2007, 2014) e Tardif e Lessard (2005), Enguita (1991), Nóvoa (1995), Oliveira(2004), dentre outros, que apresentam discussões que permitem refletir acerca da relação entre os saberes docentes e os modos de atuação profissional do professor. Nessa perspectiva, a retomada de abordagens propostas por estes autores corrobora com os objetivos traçados para este estudo de pensar na formação, na atuação e no desenvolvimento profissional dos professores. Tendo em vista que a prática docente é, por natureza, o espaço de (re)produção de saberes, parte-se do princípio de que, dentre os fatores que contribuem para a proletarização do trabalho do professor, está a ausência de alguns desses saberes. Logo, compreende-se que o reconhecimento da importância da sistematização dos saberes docentes poderá contribuir na prática, servindo como um mediador indispensável na constituição das relações de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Odália Bispo de Souza e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2014), pós-Graduação lato sensu em Formação de Professor de Língua Portuguesa pela PUC-GO (2004), mestrado em Letras - Literatura e Crítica Literária pela PUC - GO (2011), doutorado em Letras-Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Tem experiência em áreas de Linguística, principalmente, em Linguística Textual, Sociolinguística e Análise do Discurso. Sua produção acadêmica tem contemplado temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sobretudo, os processos de objetivação e de subjetivação do professor.

Fernanda Carolina Pires de Almeida Cruz, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Pedagogia e aluna da pós-raduação lato sensu “Docência: Interdisciplinaridades e Demandas Contemporâneas” da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino