Formação de professores em Educação Ambiental nos anais da ANPEd (2012-2015)
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2120Resumo
A formação de professores é a estratégia básica para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental (EA). Compreendendo a importância da formação de professores em Educação Ambiental, o presente trabalho buscou levantar como a formação de professores em EA foi abordada nas três últimas reuniões (2012, 2013 e 2015) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Primeiro realizamos à leitura de todos os resumos publicados pelo Grupo de Trabalho 22 nos encontros nacionais da ANPEd, em seguida foram selecionados quatro textos completos que abordavam o foco temático da investigação. Analisamos pelo método de análise de conteúdo, por meio do qual foram identificadas as seguintes categorias: A importância da EA crítica nos processos formativos; reducionismo da EA crítica e interdisciplinaridade na EA. Os resultados confirmaram a importância de refletir sobre a formação de professores intelectuais transformadores que vislumbre uma EA crítica, que atue na transformação social, econômica e política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index