Formação de professores em Educação Ambiental nos anais da ANPEd (2012-2015)

Autores

  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2120

Resumo

A formação de professores é a estratégia básica para o desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental (EA). Compreendendo a importância da formação de professores em Educação Ambiental, o presente trabalho buscou levantar como a formação de professores em EA foi abordada nas três últimas reuniões (2012, 2013 e 2015) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Primeiro realizamos à leitura de todos os resumos publicados pelo Grupo de Trabalho 22 nos encontros nacionais da ANPEd, em seguida foram selecionados quatro textos completos que abordavam o foco temático da investigação. Analisamos pelo método de análise de conteúdo, por meio do qual foram identificadas as seguintes categorias: A importância da EA crítica nos processos formativos; reducionismo da EA crítica e interdisciplinaridade na EA. Os resultados confirmaram a importância de refletir sobre a formação de professores intelectuais transformadores que vislumbre uma EA crítica, que atue na transformação social, econômica e política.

Biografia do Autor

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação - UFLA

Doutoranda em Educação - Unesp/Rio Claro

Professora no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT

Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro

Mestre e Doutora em Geografia - Unesp

Professora no Departamento de Educação

 Instituto de Biociências

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Câmpus de Rio Claro

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Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino