EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM A LUDICIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-0341-1230
  • Carolina Ravaneda Kovalczuk Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2183

Resumo

Durante a graduação do curso de Letras-Inglês, ofertado por uma universidade pública situada na região Noroeste do Paraná, professores em formação docente inicial têm tido a oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes âmbitos de atuação profissional, como no caso da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, esse artigo relata a experiência de duas professoras em formação docente inicial sobre o ensino de Língua Inglesa neste contexto, experienciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II. Assim, os acadêmicos observam e colaboram em aulas de língua inglesa. Durante o período de colaboração, foram desenvolvidas atividades lúdicas para a revisão do conteúdo estudado em sala. Portanto, o artigo trará uma reflexão sobre esta experiência, abordando, primeiramente, uma descrição das atividades realizadas para, em seguida, trazermos nossas considerações a respeito do envolvimento dos alunos em tais atividades e a visão deles sobre elas. Para discutirmos a visão dos alunos, embasar-nos-emos em um questionário de cunho dissertativo respondido por eles, abordando questões sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de línguas para a EJA. Por fim, esse artigo-relato trará um olhar analítico para atividades desenvolvidas e como tal proposta poderá contribuir com o ensino e a aprendizagem da LI no contexto do EJA.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Inglês

Carolina Ravaneda Kovalczuk, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda de Letras Inglês

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Línguas Modernas;

Doutora em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2018-01-31