EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM A LUDICIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0002-0341-1230
  • Carolina Ravaneda Kovalczuk Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2183

Abstract

Durante a graduação do curso de Letras-Inglês, ofertado por uma universidade pública situada na região Noroeste do Paraná, professores em formação docente inicial têm tido a oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes âmbitos de atuação profissional, como no caso da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, esse artigo relata a experiência de duas professoras em formação docente inicial sobre o ensino de Língua Inglesa neste contexto, experienciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II. Assim, os acadêmicos observam e colaboram em aulas de língua inglesa. Durante o período de colaboração, foram desenvolvidas atividades lúdicas para a revisão do conteúdo estudado em sala. Portanto, o artigo trará uma reflexão sobre esta experiência, abordando, primeiramente, uma descrição das atividades realizadas para, em seguida, trazermos nossas considerações a respeito do envolvimento dos alunos em tais atividades e a visão deles sobre elas. Para discutirmos a visão dos alunos, embasar-nos-emos em um questionário de cunho dissertativo respondido por eles, abordando questões sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de línguas para a EJA. Por fim, esse artigo-relato trará um olhar analítico para atividades desenvolvidas e como tal proposta poderá contribuir com o ensino e a aprendizagem da LI no contexto do EJA.

 

Author Biographies

  • Jaqueline Mayumi Ikeda Loureiro, Universidade Estadual de Maringá
    Graduanda de Letras Inglês
  • Carolina Ravaneda Kovalczuk, Universidade Estadual de Maringá
    Graduanda de Letras Inglês
  • Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

    Departamento de Línguas Modernas;

    Doutora em Estudos da Linguagem.

Published

2018-01-31

How to Cite

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O TRABALHO COM A LUDICIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/i&fd.v4i2.2183. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2183. Acesso em: 5 dec. 2025.