FORMAÇÃO, IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS

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DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2196

Resumo

 

Resumo

O presente artigo objetiva identificar, em um conjunto de obras selecionadas, alguns indícios que sustentam a hipótese de que quando há dissonância entre a lógica das reformas educacionais e as ideias docentes sobre educação escolar, há alguma forma de resistência a elas. Tais ideias seriam oriundas da socialização docente, sobretudo, do período da educação básica. O texto é originário de pesquisa de tese de doutorado, que procurou responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a importância das ideias de docentes sobre educação em sua adesão a reformas educacionais?

 

Biografia do Autor

Maria Socorro Gonçalves Torquato, Universidade Federal de São Carlos, Campos Sorocaba

 

Graduação em Ciências Sociais e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em educação pela mesma universidade (2015).  Atualmente professora  substituta do Departamento de Ciências Humanas e  Educação  da  Universidade Federal de São Carlos Faculdade, campus Sorocaba.  Autora dos livros: “Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas” e “O ensino médio público e seus educandos: a construção da experiência”.

 

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Publicado

2018-01-31