A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: A CATEGORIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2250Resumo
Neste artigo, apresentamos compreensões a partir de pesquisas da comunidade de Educação Química acerca da Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD é uma metodologia de análise qualitativa de informações textuais e discursivas criada por Moraes e Galiazzi (2007) que tem sido muito utilizada em pesquisas em Educação e Educação em Ciências. Os criadores desta metodologia tiveram formação em Química, o que repercute no modo como esta metodologia foi elaborada e também em como ela tem sido apropriada pela comunidade que dela se utiliza. Assim, neste texto partimos da pergunta fenomenológica “O que é isto: a ATD na pesquisa em Educação Química?” para compreendermos quais repercussões metodológicas a ATD tem provocado nas pesquisas em Educação Química. Por isso, debruçamo-nos sobre revista Química Nova na Escola, na qual identificamos a ocorrência de utilização da ATD e realizamos a ATD sobre o corpus encontrado. A partir de uma das categorias emergentes, buscamos traçar elementos que nos possibilitem ampliar compreensões sobre a metodologia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index