A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: A CATEGORIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES

Authors

  • Alexandre Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM http://orcid.org/0000-0002-4637-5014
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2250

Abstract

Neste artigo, apresentamos compreensões a partir de pesquisas da comunidade de Educação Química acerca da Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD é uma metodologia de análise qualitativa de informações textuais e discursivas criada por Moraes e Galiazzi (2007) que tem sido muito utilizada em pesquisas em Educação e Educação em Ciências. Os criadores desta metodologia tiveram formação em Química, o que repercute no modo como esta metodologia foi elaborada e também em como ela tem sido apropriada pela comunidade que dela se utiliza. Assim, neste texto partimos da pergunta fenomenológica “O que é isto: a ATD na pesquisa em Educação Química?” para compreendermos quais repercussões metodológicas a ATD tem provocado nas pesquisas em Educação Química. Por isso, debruçamo-nos sobre revista Química Nova na Escola, na qual identificamos a ocorrência de utilização da ATD e realizamos a ATD sobre o corpus encontrado. A partir de uma das categorias emergentes, buscamos traçar elementos que nos possibilitem ampliar compreensões sobre a metodologia.

Author Biographies

  • Alexandre Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Química na UFTM onde desenvolve iniciação científica em Educação Química.
  • Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) pela mesma universidade. Tem formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professor Adjunto da área de Educação Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Química na UFTM. 
  • Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. 

Published

2018-01-31

How to Cite

A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: A CATEGORIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.18554/i&fd.v4i2.2250. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2250. Acesso em: 5 dec. 2025.