A IMPORTÂNCIA DAS PROVAS SIMULADAS PARA O APRENDIZADO E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MONITOR NESSA PRÁTICA.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.2475Palavras-chave:
Simulado, Monitor, AprendizagemResumo
O simulado é uma pratica muito utilizada nos dias de hoje nas universidades, permitindo que os acadêmicos avaliem seus conhecimentos. Geralmente, esses simulados são realizado por acadêmicos-monitores, nos programas de monitoria, como um instrumento para a melhoria do ensino. Este artigo objetivou mostrar a importância da prática de simulados para o aprendizado de alunos de um curso de Medicina, na disciplina de Histologia Humana. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, onde utilizou-se de um questionário que abordasse a percepção do aluno quanto a importância dessa prática, bem como avaliar a atuação do monitor nesse tipo de atividade pedagógica. De acordo com a portaria 510/16 do Ministério da Saúde, este tipo de trabalho dispensa apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos. Foi observado que 60% dos alunos afirmaram que a atividade de monitoria tiveram reflexo positivo sobre suas notas e 100% apontaram como tendo o aprendizado melhorada pelo auxílio da monitoria. Ainda foi observado que 70% asseguraram que a aplicação da gincana simulada lhe trouxe mais segurança, quando diante da prova real. De forma unânime, 100% dos alunos acreditam que essa é uma prática e se estender aos demais módulos. Esses resultados revelam que a atividade de monitoria é de grande importância nas atividades pedagógicas do ensino de graduação.Referências
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