Aspectos da interferência da língua materna de alunos brasileiros no aprendizado de russo como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i2.5120Palavras-chave:
português do Brasil, estudos comparativos, gramática comparativa, comparação fonética, russo como língua estrangeiraResumo
O artigo analisa erros no nível inicial correspondente a interferência da língua portuguesa quando alunos brasileiros aprendem russo como língua estrangeira (RLE) e propõe métodos para predizer e contorná-los. Para tanto os autores comparam os sistemas fonéticos do russo e da variante brasileira do português, bem como as principais unidades e estruturas gramaticais que formam o mínimo linguístico para o nível inicial. Por meio da análise comparativa faz-se possível interpretar e predizer os erros no discurso dos alunos. Os resultados da comparação teóricas são contrapostos aos erros de fato cometidos. No plano fonético são reveladas diferenças significativas nos sinais de dureza, brandura, lugar de articulação, modo de articulação e nasalização, mas também diferenças menos significativas nos sinais acústicos e na duração dos sons. No campo gramatical os resultados apontam para a necessidade de adaptar diferentes conceitos gramaticais da estrutura verbal do russo para a do português, em especial no diz respeito ao complemento verbal e aos aspectos verbais. Foram desenvolvidos exercícios para auxiliar os alunos a superar tais dificuldades com maior eficácia e em menos tempo.
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