Reflexos da COVID-19 na prática formativa de licenciandos envolvidos com o estágio supervisionado e com o programa residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5371

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Formação inicial docente, Políticas públicas educacionais.

Resumo

Na condição imposta pela pandemia da COVID-19, muitos docentes encontraram-se em uma situação de desafio, tendo que mudar a forma de planejamento das aulas, os métodos para condução das mesmas e as formas de avaliação. Considerando que o Programa Residência Pedagógica (PRP) foi pensado como uma política nacional que visa melhorar a formação docente e que o Estágio Supervisionado (ES) oportuniza a experiência do licenciando com a prática docente, essas duas possibilidades formativas são fundamentais para o enfrentamento das dificuldades inerentes à formação inicial docente nessa condição de excepcionalidade. Por tudo isso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os impactos da pandemia na prática formativa licencianda na percepção de discentes e docentes envolvidos com o ES e com o PRP em um curso de licenciatura em ciências biológicas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados mediante aplicação de questionários online. A maioria dos licenciandos demonstrou insegurança relacionada ao ensino remoto, enquanto os professores demonstraram interesse pela modalidade e afirmaram que os residentes/estagiários estão mostrando boa adaptação. A pandemia gerou mais impactos negativos do que positivos no grupo analisado. Os principais aspectos positivos foram a experimentação de novas tecnologias e a vivência com uma realidade educacional desconhecida pela maioria, enquanto os negativos foram a exclusão digital, a baixa participação dos alunos nas regências remotas e a insegurança pela pouca vivência com o exercício da docência nessa modalidade.

Biografia do Autor

Edilane Ribeiro do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuante em vários programas de formação acadêmica, incluindo: Programa Residência Pedagógica, Programa de Monitoria Acadêmica, Projeto de Extensão Crateús “ComCiência” e Projeto de pesquisa Criação e Aplicabilidade de Recursos Educacionais Tecnológicos na Região dos Sertões de Crateús.

Ana Carolina Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuante em vários programas de formação acadêmica, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Extensão Crateús “ComCiência”. Atualmente, bolsista do Projeto Educacional e Tecnológico EPTEDUC.

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica. Ampla vivência anterior como Coordenador de Área no PIBID. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Estágio Supervisionado