Reflexos da COVID-19 na prática formativa de licenciandos envolvidos com o estágio supervisionado e com o programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5371Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Formação inicial docente, Políticas públicas educacionais.Resumo
Na condição imposta pela pandemia da COVID-19, muitos docentes encontraram-se em uma situação de desafio, tendo que mudar a forma de planejamento das aulas, os métodos para condução das mesmas e as formas de avaliação. Considerando que o Programa Residência Pedagógica (PRP) foi pensado como uma política nacional que visa melhorar a formação docente e que o Estágio Supervisionado (ES) oportuniza a experiência do licenciando com a prática docente, essas duas possibilidades formativas são fundamentais para o enfrentamento das dificuldades inerentes à formação inicial docente nessa condição de excepcionalidade. Por tudo isso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os impactos da pandemia na prática formativa licencianda na percepção de discentes e docentes envolvidos com o ES e com o PRP em um curso de licenciatura em ciências biológicas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados mediante aplicação de questionários online. A maioria dos licenciandos demonstrou insegurança relacionada ao ensino remoto, enquanto os professores demonstraram interesse pela modalidade e afirmaram que os residentes/estagiários estão mostrando boa adaptação. A pandemia gerou mais impactos negativos do que positivos no grupo analisado. Os principais aspectos positivos foram a experimentação de novas tecnologias e a vivência com uma realidade educacional desconhecida pela maioria, enquanto os negativos foram a exclusão digital, a baixa participação dos alunos nas regências remotas e a insegurança pela pouca vivência com o exercício da docência nessa modalidade.
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