Reflexos da COVID-19 na prática formativa de licenciandos envolvidos com o estágio supervisionado e com o programa residência pedagógica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5371

Keywords:

Ensino Remoto Emergencial, Formação inicial docente, Políticas públicas educacionais.

Abstract

Na condição imposta pela pandemia da COVID-19, muitos docentes encontraram-se em uma situação de desafio, tendo que mudar a forma de planejamento das aulas, os métodos para condução das mesmas e as formas de avaliação. Considerando que o Programa Residência Pedagógica (PRP) foi pensado como uma política nacional que visa melhorar a formação docente e que o Estágio Supervisionado (ES) oportuniza a experiência do licenciando com a prática docente, essas duas possibilidades formativas são fundamentais para o enfrentamento das dificuldades inerentes à formação inicial docente nessa condição de excepcionalidade. Por tudo isso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os impactos da pandemia na prática formativa licencianda na percepção de discentes e docentes envolvidos com o ES e com o PRP em um curso de licenciatura em ciências biológicas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados mediante aplicação de questionários online. A maioria dos licenciandos demonstrou insegurança relacionada ao ensino remoto, enquanto os professores demonstraram interesse pela modalidade e afirmaram que os residentes/estagiários estão mostrando boa adaptação. A pandemia gerou mais impactos negativos do que positivos no grupo analisado. Os principais aspectos positivos foram a experimentação de novas tecnologias e a vivência com uma realidade educacional desconhecida pela maioria, enquanto os negativos foram a exclusão digital, a baixa participação dos alunos nas regências remotas e a insegurança pela pouca vivência com o exercício da docência nessa modalidade.

Author Biographies

  • Edilane Ribeiro do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuante em vários programas de formação acadêmica, incluindo: Programa Residência Pedagógica, Programa de Monitoria Acadêmica, Projeto de Extensão Crateús “ComCiência” e Projeto de pesquisa Criação e Aplicabilidade de Recursos Educacionais Tecnológicos na Região dos Sertões de Crateús.

  • Ana Carolina Oliveira Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuante em vários programas de formação acadêmica, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Extensão Crateús “ComCiência”. Atualmente, bolsista do Projeto Educacional e Tecnológico EPTEDUC.

  • Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica. Ampla vivência anterior como Coordenador de Área no PIBID. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

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Published

2022-07-31

Issue

Section

Estágio Supervisionado

How to Cite

Reflexos da COVID-19 na prática formativa de licenciandos envolvidos com o estágio supervisionado e com o programa residência pedagógica. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 62 a 90, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i2.5371. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5371. Acesso em: 5 dec. 2025.