Apresentação "Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos"

Autores

  • Sulemi Fabiano Campos UFRN
  • Geová Bezerra Guimarães Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • José Antônio Vieira UEMA
  • Katia Cilene Ferreira Franca Universidade Federal do Maranhão
  • Maira Aparecida Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5644

Palavras-chave:

Experiências de Ensino, Experiências de Pesquisa, Formação de professor

Resumo

O dossiê Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos reúne produções escritas de discentes egressos do Curso de pós-graduação lato sensu em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE) do Departamento de Letras da UFRN, de licenciandos e cursistas da disciplina Leitura e Produção de Texto Acadêmico I, ofertada de modo remoto pelo curso de Letras da UFRN, campus Central, e ministrada pela Professora Dra. Sulemi Fabiano Campos. Compõe-se de textos de alunos do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa da UFMA, que desenvolvem pesquisas com a Profª Dra. Kátia França, no Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes. Ademais, destaca pesquisas de alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ao Programa de Residência Pedagógica de instituições parceiras, e de estudos de professores que, via relatos de experiências, contam sobre suas inquietações e intervenções pedagógicas voltadas ao ensino de língua portuguesa. Portanto, este dossiê socializa pesquisas e relatos de experiência que tematizam e problematizam práticas de leitura e produção escrita em contextos escolares e/ou universitários, sobretudo, trabalhos que refletem sobre linguagem e ensino, mediação docente e processos de aprendizagem, ensino de leitura/escrita e produção de conhecimento em diferentes contextos. Os textos ecoam as vozes de sujeitos-pesquisadores em suas primeiras produções acadêmicas em diálogo com o olhar experiente de docentes-formadores.

Biografia do Autor

Sulemi Fabiano Campos, UFRN

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora adjunta IV do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso e Teoria da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores, apropriações de conceitos teóricos. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE.

Geová Bezerra Guimarães, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Professor EBTT de Língua portuguesa e Literatura brasileira 

Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN)

José Antônio Vieira, UEMA

Professor de Língua portuguesa  e linguística

Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem

Katia Cilene Ferreira Franca, Universidade Federal do Maranhão

Tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em estudos da Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, do curso de Linguagens e Códigos, da UFMA- Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e escrita na Educação Básica, escrita acadêmica.

Referências

LORROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Edição

Seção

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos