Apresentação "Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos"

Authors

  • Sulemi Fabiano Campos UFRN
  • Geová Bezerra Guimarães Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • José Antônio Vieira UEMA
  • Katia Cilene Ferreira Franca Universidade Federal do Maranhão
  • Maira Aparecida Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5644

Keywords:

Experiências de Ensino, Experiências de Pesquisa, Formação de professor

Abstract

O dossiê Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos reúne produções escritas de discentes egressos do Curso de pós-graduação lato sensu em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE) do Departamento de Letras da UFRN, de licenciandos e cursistas da disciplina Leitura e Produção de Texto Acadêmico I, ofertada de modo remoto pelo curso de Letras da UFRN, campus Central, e ministrada pela Professora Dra. Sulemi Fabiano Campos. Compõe-se de textos de alunos do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa da UFMA, que desenvolvem pesquisas com a Profª Dra. Kátia França, no Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes. Ademais, destaca pesquisas de alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ao Programa de Residência Pedagógica de instituições parceiras, e de estudos de professores que, via relatos de experiências, contam sobre suas inquietações e intervenções pedagógicas voltadas ao ensino de língua portuguesa. Portanto, este dossiê socializa pesquisas e relatos de experiência que tematizam e problematizam práticas de leitura e produção escrita em contextos escolares e/ou universitários, sobretudo, trabalhos que refletem sobre linguagem e ensino, mediação docente e processos de aprendizagem, ensino de leitura/escrita e produção de conhecimento em diferentes contextos. Os textos ecoam as vozes de sujeitos-pesquisadores em suas primeiras produções acadêmicas em diálogo com o olhar experiente de docentes-formadores.

Author Biographies

  • Sulemi Fabiano Campos, UFRN
    Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora adjunta IV do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso e Teoria da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores, apropriações de conceitos teóricos. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE.
  • Geová Bezerra Guimarães, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

    Professor EBTT de Língua portuguesa e Literatura brasileira 

    Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN)

  • José Antônio Vieira, UEMA

    Professor de Língua portuguesa  e linguística

    Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem

  • Katia Cilene Ferreira Franca, Universidade Federal do Maranhão
    Tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em estudos da Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, do curso de Linguagens e Códigos, da UFMA- Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e escrita na Educação Básica, escrita acadêmica.

References

LORROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Published

2021-07-03

Issue

Section

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos

How to Cite

Apresentação "Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos". INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 01 a 07, 2021. DOI: 10.18554/ifd.v8i1.5644. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5644. Acesso em: 5 dec. 2025.