Uso da internet pelos professores de ciências e biologia das escolas públicas estaduais no município de Uberaba – MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.5862

Resumo

Dentre as novas tecnologias, a internet é a ferramenta mais completa para ser utilizada em sala de aula. Sua utilização permite aos professores tornar suas aulas mais motivadoras, dinâmicas e atrativas, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências e biologia. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar como se dá a relação dos professores de ciências e/ou biologia com a internet, identificando como essa ferramenta é utilizada no preparo e ministração das aulas, bem como sua importância no processo de ensino-aprendizagem e quais as maiores dificuldades que esses professores têm encontrado. Participaram desta pesquisa um total de 15 professores de escolas estaduais da cidade de Uberaba-MG, no qual responderam um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos mostraram que, ao contrário do que se pensa, os professores têm buscado se especializar e vem a cada dia introduzindo a internet, não somente no processo de ensino-aprendizagem, mas no seu cotidiano, fazendo dela uma ferramenta cada vez mais presente no ensino.

Biografia do Autor

  • Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Graduação em Ciências Biológicas

    Mestre em Educação - UFLA

    Doutora em Educação - Unesp/Rio Claro

    Professora no departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT

    Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

  • Marcela Heloísa Paixão dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

Uso da internet pelos professores de ciências e biologia das escolas públicas estaduais no município de Uberaba – MG. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 100 a 124, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i2.5862. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5862. Acesso em: 5 dez. 2025.