Análise Textual Discursiva e o software ATLAS.ti na investigação sobre conhecimentos na formação de professores em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6029

Resumo

Nesse trabalho apresentamos o resultado da investigação realizada em torno da pergunta “O que é isto: o conhecimento que se mostra na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015? Onde analisamos as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015 por meio da Análise  Textual  Discursiva  (ATD)  e  o  software  ATLAS.ti. Dentre alguns dos objetivos tivemos a intenção de 1) Estudar e analisar as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015; 2) Criar categorias emergentes acerca do que esta resolução mostra sobre o conhecimento; 3) Mapear a presença destas categorias emergentes nas ementas do currículo de Química da UFTM, campus de Uberaba. Nesse sentido,  apresenta-se a investigação que segue uma abordagem qualitativa evidenciando-se algumas relações existente com os pressupostos fenológicos da ATD e o uso do ATLAS.ti. Dessa maneira, descrevemos o processo analítico cuja o software auxiliou no estabelecimento das categorias emergentes de análise, bem como no processo de sistematização e estruturação da investigação. Nossa análise mostra cinco categorias emergentes a respeito do conhecimento a partir da Resolução nº 2/2015. E indica uma relação favorável no que tange o uso do software  ATLAS.ti e a ATD. Assim, almejamos fomentar novas pesquisas que visem a utilização do software  de ambos em investigações qualitativas. Além disto, espera-se a partir dos resultados promover debates acerca da formação inicial de professores de química, sobretudo, da UFTM campus de Uberaba.

Biografia do Autor

  • Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Participou do grupo de estudos e pesquisa sobre a Formação Ética do Professor (FEP) - vinculado ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e submetido ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9920017665762479), Membro do grupo PET/Conexões de Saberes Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química ; integrante do Projeto de Inclusão: Produção de material didático para a inclusão no ensino de química. Atualmente participa como membro estudante/pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401501215962007), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC) vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5671277186411150). Preferencialmente com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, Educação Química, ensino de Química, cinema, ludicidade, cursos de licenciatura, atividades práticas, currículo, aprendizagem;e conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK).
  • Janaína Farias de Ornellas, UFTM

    É licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCT) de Presidente Prudente- SP; mestre em Educação [linha de pesquisa: Formação de professores] pelo Programa de Pôs Graduação em Educação pela mesma universidade e doutora em Ensino de Ciências ? Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP-SP) [linha de pesquisa: Formação de professores]. Tem experiência como professora de Química no Ensino Técnico, Médio e no Ensino Superior [no Departamento de Química Física e Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-FCT, foi responsável pelas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágios Supervisionados]. Atualmente é professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Química [com as disciplinas de saberes do docente em química; estágios; desenvolvimento e aprendizagem no ensino de química; entre outras] e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Também faz parte da Composição do Núcleo Docente Estruturante ? NDE e do colegiado do curso, coordenou a área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: currículo; formação inicial e continuada em química; ensino-aprendizagem de química; ATD e atividades práticas.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores

Como Citar

Análise Textual Discursiva e o software ATLAS.ti na investigação sobre conhecimentos na formação de professores em Química. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 22 a 45, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i2.6029. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6029. Acesso em: 5 nov. 2025.