Análise Textual Discursiva e o software ATLAS.ti na investigação sobre conhecimentos na formação de professores em Química
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6029Resumo
Nesse trabalho apresentamos o resultado da investigação realizada em torno da pergunta “O que é isto: o conhecimento que se mostra na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015? Onde analisamos as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015 por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e o software ATLAS.ti. Dentre alguns dos objetivos tivemos a intenção de 1) Estudar e analisar as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015; 2) Criar categorias emergentes acerca do que esta resolução mostra sobre o conhecimento; 3) Mapear a presença destas categorias emergentes nas ementas do currículo de Química da UFTM, campus de Uberaba. Nesse sentido, apresenta-se a investigação que segue uma abordagem qualitativa evidenciando-se algumas relações existente com os pressupostos fenológicos da ATD e o uso do ATLAS.ti. Dessa maneira, descrevemos o processo analítico cuja o software auxiliou no estabelecimento das categorias emergentes de análise, bem como no processo de sistematização e estruturação da investigação. Nossa análise mostra cinco categorias emergentes a respeito do conhecimento a partir da Resolução nº 2/2015. E indica uma relação favorável no que tange o uso do software ATLAS.ti e a ATD. Assim, almejamos fomentar novas pesquisas que visem a utilização do software de ambos em investigações qualitativas. Além disto, espera-se a partir dos resultados promover debates acerca da formação inicial de professores de química, sobretudo, da UFTM campus de Uberaba.
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