Análise Textual Discursiva e o software ATLAS.ti na investigação sobre conhecimentos na formação de professores em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6029

Resumo

Nesse trabalho apresentamos o resultado da investigação realizada em torno da pergunta “O que é isto: o conhecimento que se mostra na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015? Onde analisamos as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015 por meio da Análise  Textual  Discursiva  (ATD)  e  o  software  ATLAS.ti. Dentre alguns dos objetivos tivemos a intenção de 1) Estudar e analisar as novas DCN estabelecidas pela Resolução nº 2/2015; 2) Criar categorias emergentes acerca do que esta resolução mostra sobre o conhecimento; 3) Mapear a presença destas categorias emergentes nas ementas do currículo de Química da UFTM, campus de Uberaba. Nesse sentido,  apresenta-se a investigação que segue uma abordagem qualitativa evidenciando-se algumas relações existente com os pressupostos fenológicos da ATD e o uso do ATLAS.ti. Dessa maneira, descrevemos o processo analítico cuja o software auxiliou no estabelecimento das categorias emergentes de análise, bem como no processo de sistematização e estruturação da investigação. Nossa análise mostra cinco categorias emergentes a respeito do conhecimento a partir da Resolução nº 2/2015. E indica uma relação favorável no que tange o uso do software  ATLAS.ti e a ATD. Assim, almejamos fomentar novas pesquisas que visem a utilização do software  de ambos em investigações qualitativas. Além disto, espera-se a partir dos resultados promover debates acerca da formação inicial de professores de química, sobretudo, da UFTM campus de Uberaba.

Biografia do Autor

Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Participou do grupo de estudos e pesquisa sobre a Formação Ética do Professor (FEP) - vinculado ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e submetido ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9920017665762479), Membro do grupo PET/Conexões de Saberes Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química ; integrante do Projeto de Inclusão: Produção de material didático para a inclusão no ensino de química. Atualmente participa como membro estudante/pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401501215962007), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC) vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5671277186411150). Preferencialmente com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, Educação Química, ensino de Química, cinema, ludicidade, cursos de licenciatura, atividades práticas, currículo, aprendizagem;e conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK).

Janaína Farias de Ornellas, UFTM

É licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCT) de Presidente Prudente- SP; mestre em Educação [linha de pesquisa: Formação de professores] pelo Programa de Pôs Graduação em Educação pela mesma universidade e doutora em Ensino de Ciências ? Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP-SP) [linha de pesquisa: Formação de professores]. Tem experiência como professora de Química no Ensino Técnico, Médio e no Ensino Superior [no Departamento de Química Física e Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-FCT, foi responsável pelas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágios Supervisionados]. Atualmente é professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Química [com as disciplinas de saberes do docente em química; estágios; desenvolvimento e aprendizagem no ensino de química; entre outras] e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Também faz parte da Composição do Núcleo Docente Estruturante ? NDE e do colegiado do curso, coordenou a área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: currículo; formação inicial e continuada em química; ensino-aprendizagem de química; ATD e atividades práticas.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores