A formação de professores a partir das experiências de um curso de aperfeiçoamento no âmbito da educação integral em tempos pandêmicos

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Resumo

O artigo aborda a questão do protagonismo do professor no contexto da educação integral na formação de professores. O objetivo é oferecer uma contribuição reflexiva sobre a prática profissional nos diferentes níveis de ensino considerando a educação integral. Além disso, é feita uma análise do papel do professor como protagonista da prática num período de crise de saúde causado pela covid-19. A reflexão em ação e a concepção de uma educação integral para a formação dos indivíduos é uma das formas metodológicas de analisar o papel do professor neste período de crise. Por conseguinte, será delineado a estrutura e características da ação de formação, analisando a participação dos profissionais. Foi observado uma participação expressiva por parte desses participantes ao longo da formação oferecida, além do destaque para as iniciativas de ensino bem-sucedidas que foram implementadas e compartilhadas por estes profissionais para enfrentar a crise sanitária.

Biografia do Autor

Mônica Izilda da Silva, UFTM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desenvolvendo seu trabalho na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores (2017-2019).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1997), graduação em Licenciatura Plena Matemática - Claretiano - Faculdade (1999). Atualmente atua na divisão pedagógica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua principalmente na área de Formação de Professores, com ênfase no protagonismo juvenil e o Ensino Médio.ORCID : 0000-0002-9828-1757

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.