INTEGRANDO PESQUISA E ENSINO DE SOCIOLOGIA:
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM A FÍSICA QUÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.6774Resumo
Este texto tem o objetivo de apresentar uma experiência de ensino e pesquisa de Sociologia em relação com outras áreas, como Física e Filosofia. Entre os anos de 2020 e 2022 fui responsável em um projeto de extensão em cursinho popular no município de São Bernardo do Campo, por desenvolver como professor a disciplina “sociologia/filosofia” em uma perspectiva interdisciplinar. Um dos eixos da disciplina foi tratar do ensino de temas da física quântica, o que nos conectou com todas as outras disciplinas, com destaque para física, matemática e atualidades. Tais temas têm sido pesquisados por nosso grupo no âmbito da universidade, e encontram nesse projeto de extensão uma via de mão dupla entre pesquisa e ensino de sociologia. As controvérsias em torno dos fundamentos da física quântica permanecem mais vivas do que nunca. Hoje é possível se compreender melhor essa área da Física e suas reverberações em diversas disciplinas científicas justamente em decorrência dessas controvérsias, bem como das diversas pesquisas científicas que ela alimentou ao longo das últimas décadas. Este trabalho partiu da investigação, junto aos estudantes do cursinho, sobre a controvérsia científica em torno do “teorema de Bell”, em relação ao princípio de “não-localidade” e o relacionou a suas implicações junto às disciplinas citadas anteriormente. A reflexão a seguir é fruto da pesquisa e do ensino em sociologia/filosofia em uma perspectiva interdisciplinar.
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