CRITÉRIOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO:
PERCEPÇÃO DOS FORMADORES E DOS FORMANDOS DO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE NAMPULA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.6835Resumo
Esta pesquisa tem por objectivo analisar o processo de recrutamento e seleção de candidatos à formação de professores do Ensino Primário no Instituto de Formação de Professores – IFP de Nampula. Para responder a esse objectivo foi formulada a seguinte questão de pesquisa: em que medida os critérios de recrutamento e seleção de candidatos à formação de professores do ensino primário usados no IFP de Nampula contribuem para a escolha de formandos adequados à docência? A pesquisa é de natureza exploratória, com enfoco qualitativo, e envolveu 20 sujeitos, sendo 10 formandos e 10 formadores. Os dados foram coletados através da técnica de entrevista semi-estruturada e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que os critérios usados no recrutamento e na seleção de candidatos à docência do ensino básico precisam ser aprimorados, através da diversificação das fontes de recrutamento utilizadas e a inclusão de provas dissertativo-argumentativos, exames práticos e testes psicológicos no processo de seleção. São apontados como principais constrangimentos do processo de seleção o incumprimento do dever ético por parte dos formadores, a sobrevalorização de nota de entrevista e a aplicação do exame de múltipla escolha, o que dificulta a escolha de candidatos com habilidades e competências requeridas para o ensino. Sugere-se a ênfase na seleção por competências, que tem por finalidade trazer para a organização profissionais que possam desenvolver o seu potencial de forma contínua, realizando funções pertinentes ao cargo com eficiência, eficácia e responsabilidade.
Palavras-chave: ensino básico; formação de professores; recrutamento e seleção.
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