Afetividade e ludicidade como ferramentas de aprendizagem do neuropsicopedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.8100

Resumo

Os temas afetividade e a ludicidade são muito significativos para o desenvolvimento do indivíduo, pois são partes relevantes para o desenvolvimento biopsicossocial de todo indivíduo. A teoria da afetividade contribui de forma direta no processo de aprendizagem. Ela permite a construção de indivíduos autônomos, críticos e participativos na sociedade. Atualmente, estamos diante de uma realidade em que os sujeitos necessitam cada vez mais de amparos sócio afetivo. Já a ludicidade possibilita aprendizados por meio dos brinquedos e brincadeiras de acordo com o desenvolvimento de cada indivíduo. Sendo assim, o objetivo para elaboração deste trabalho partiu da tentativa de conhecer e entender as influências da afetividade e da ludicidade no processo de ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Lucas , Prefeitura Municipal

Psicóloga formada pela Universidade de Uberaba (2011) e licenciada em Pedagogia - Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental,Gestão de Sistemas e Instituições Educativas Escolares e Não Escolares e Produção do Conhecimento Científico- Tecnológico do Campo Educacional pela Universidade de Uberaba (2011),especialista em Neuropedagogia e Transtornos do Aprender pela Faculdade Tecnológica de Palmas, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faveni e Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Censupeg

Ana Paula Oliveira da Silva Diatchuk, Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

Atualmente é aluna mestranda pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é psicóloga da educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRINQUE. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase na área clínica e educação. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo CENSUPEG, Especialista em Transtorno do Espectro Autista. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Equipe de Educação e Transtornos da Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), atuação junto a formação de professores e atendimento em Educação Especial Inclusiva. Atualmente é professora nos Programas de Pós Graduação nas áreas da Neuropsicopedagogia, Autismo e atua na Orientação de Artigos científicos.

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Publicado

2024-06-30