Afetividade e ludicidade como ferramentas de aprendizagem do neuropsicopedagogo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.8100

Abstract

Os temas afetividade e a ludicidade são muito significativos para o desenvolvimento do indivíduo, pois são partes relevantes para o desenvolvimento biopsicossocial de todo indivíduo. A teoria da afetividade contribui de forma direta no processo de aprendizagem. Ela permite a construção de indivíduos autônomos, críticos e participativos na sociedade. Atualmente, estamos diante de uma realidade em que os sujeitos necessitam cada vez mais de amparos sócio afetivo. Já a ludicidade possibilita aprendizados por meio dos brinquedos e brincadeiras de acordo com o desenvolvimento de cada indivíduo. Sendo assim, o objetivo para elaboração deste trabalho partiu da tentativa de conhecer e entender as influências da afetividade e da ludicidade no processo de ensino aprendizagem.

Author Biographies

  • Bruna da Silva Lucas , Prefeitura Municipal

    Psicóloga formada pela Universidade de Uberaba (2011) e licenciada em Pedagogia - Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental,Gestão de Sistemas e Instituições Educativas Escolares e Não Escolares e Produção do Conhecimento Científico- Tecnológico do Campo Educacional pela Universidade de Uberaba (2011),especialista em Neuropedagogia e Transtornos do Aprender pela Faculdade Tecnológica de Palmas, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faveni e Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Censupeg

  • Ana Paula Oliveira da Silva Diatchuk, Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

    Atualmente é aluna mestranda pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é psicóloga da educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRINQUE. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase na área clínica e educação. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo CENSUPEG, Especialista em Transtorno do Espectro Autista. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Equipe de Educação e Transtornos da Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), atuação junto a formação de professores e atendimento em Educação Especial Inclusiva. Atualmente é professora nos Programas de Pós Graduação nas áreas da Neuropsicopedagogia, Autismo e atua na Orientação de Artigos científicos.

Published

2024-06-30

How to Cite

Afetividade e ludicidade como ferramentas de aprendizagem do neuropsicopedagogo. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 71–83, 2024. DOI: 10.18554/ifd.v11i1.8100. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/8100. Acesso em: 5 dec. 2025.