HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.8106Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil que tem apresentado mudanças profundas ao longo de sua trajetória, influenciada pelas diretrizes políticas de cada governo ao longo do tempo. Sua finalidade primordial é preparar os indivíduos para o desempenho de profissões, capacitando-os para ingressar e participar efetivamente no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Por meio da pesquisa documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo apresentar os principais acontecimentos nos quais se configurou a oferta dessa modalidade de ensino, desde as suas origens, bem como seus desdobramentos e reflexos que culminaram com a política pública brasileira. Esta pesquisa revelou que a trajetória da educação profissional e tecnológica no Brasil foi influenciada por um processo histórico complexo e fragmentado, e constatou-se uma expansão em todo o país no início do século XXI, refletindo uma política educacional direcionada à formação profissional.
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