CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS FUTUROS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, CRATO-CE.

Autores

  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.838

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) contribuiu para o fortalecimento do curso de licenciatura em ciências biológicas, pois proporcionou oportunidades através de experiências com alunos de escola básica considerando-se indispensáveis para o acadêmico que posteriormente seguirá a carreira de magistério. Nesse sentido, vale salientar que o elo teoria-prática pode-se ser cumprido partir do momento que o conhecimento adquirido pela Universidade, isto é, as teorias construtivas para o saber docente passam a ser praticado na escola juntamente aos alunos, formando assim, a principal característica de sociabilidade que é relação professor e aluno indispensável para a construção do conhecimento. As experiências adquiridas pelo PIBID/Biologia estão sendo realizadas na E.E.M. Estado da Bahia localizada no município do Crato, Ceará, cujos resultados adquiridos são positivos, pois apresenta grande significado para a carreira de magistério e principalmente para os alunos que passaram a conviver com uma nova equipe, cujas ideias são inovadoras para contribuir ainda mais no processo de ensino-aprendizagem e na construção de uma educação científica adquirindo conhecimentos e habilidades sobre a importância das questões relacionada à biologia.

Palavras-Chave: Licenciatura; Escola básica; PIBID; Experiência;

Downloads

Publicado

2014-10-16

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS FUTUROS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, CRATO-CE. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/i&fd.v1i1.838. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/838. Acesso em: 17 maio. 2025.