Entre Sons e Saberes: educação musical crítica sob as lentes da interculturalidade e da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v12i1.8540

Resumo

Resumo: Este ensaio teórico investiga a relação entre música e educação a partir das perspectivas da educação intercultural e da educação popular. Parte da compreensão da cultura como um fenômeno dinâmico e politizado, defendendo a necessidade de uma abordagem contextualizada no campo educacional. A música é discutida como ferramenta para a reflexão crítica sobre questões sociais, políticas e culturais, e como elemento capaz de promover práticas educativas mais plurais e inclusivas. O texto propõe a superação de visões monoculturais e eurocêntricas, enfatizando a valorização das múltiplas práticas musicais presentes em diferentes contextos socioculturais. Ao celebrar a diversidade, busca-se uma compreensão da música como expressão legítima da complexidade social e cultural dos sujeitos em formação.

 

Biografia do Autor

  • Me. Rafael Mariano Camilo da Silva, Universidade de Uberaba

    Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba ( UNIUBE). Mestre em Música - Universidade Federal de Uberlândia, Bacharel em Música- instrumento piano - pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e complementação pedagógica pela Unincor ( 2014) .Foi Vice Diretor e atualmente é Professor efetivo no Conservatório Estadual de Musica Renato Frateschi.Tem experiência na área de Artes - arranjos, produção musical, educação e performance.

  • Dr. Tiago Zanquêta de Souza, Uniube

    Pós-Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2025). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uberaba), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGED/UCB-DF). Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq), vinculado ao PPGPE/UNIUBE-Uberlândia). Pesquisador Associado da Rede de Pesquisadores Internos da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, sediada na Universidade Católica de Brasília (desde fev/2025). Membro da rede internacional Educación y Cultura en América Latina (ECAL). Vice-coordenador da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Fundador e coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação Básica - RECEPE. Vice-coordenador da Rede de Pesquisa Forpred/Anped-CO. (2024-atual). Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2023-2024. Coordenador do mesmo fórum (FORPREd-CO), gestão 2025-2026. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPEd. Membro do Comitê Científico pelo GT 6 - Educação Popular da ANPED 2021-2023 e 2023-2025. Coordenador do GT 6 - Educação Popular da ANPEd Regional Centro-Oeste, 2022-2024. Membro da equipe de coordenação executiva da Revista Educação Popular da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária Mário Palmério. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando por meio do referencial teórico-metodológico da Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, educação em direitos humanos, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Entre Sons e Saberes: educação musical crítica sob as lentes da interculturalidade e da educação popular. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/ifd.v12i1.8540. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/8540. Acesso em: 5 dez. 2025.