Entre Sons e Saberes: educação musical crítica sob as lentes da interculturalidade e da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v12i1.8540Resumo
Resumo: Este ensaio teórico investiga a relação entre música e educação a partir das perspectivas da educação intercultural e da educação popular. Parte da compreensão da cultura como um fenômeno dinâmico e politizado, defendendo a necessidade de uma abordagem contextualizada no campo educacional. A música é discutida como ferramenta para a reflexão crítica sobre questões sociais, políticas e culturais, e como elemento capaz de promover práticas educativas mais plurais e inclusivas. O texto propõe a superação de visões monoculturais e eurocêntricas, enfatizando a valorização das múltiplas práticas musicais presentes em diferentes contextos socioculturais. Ao celebrar a diversidade, busca-se uma compreensão da música como expressão legítima da complexidade social e cultural dos sujeitos em formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Iniciação & Formação Docente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index