Between Sounds and Knowledges: Critical Music Education through the Lenses of Interculturality and Popular Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v12i1.8540

Abstract

This theoretical essay investigates the relationship between music and education through the lenses of intercultural and popular education. It approaches culture as a dynamic and politicized phenomenon, arguing for a more contextualized understanding within educational environments. Music is discussed as a tool for critical reflection on social, political, and cultural issues, and as a means of promoting more inclusive and plural educational practices. The text advocates for overcoming monocultural and Eurocentric views by valuing diverse musical practices from various sociocultural contexts. By celebrating diversity, it aims to foster an understanding of music as a legitimate expression of the social and cultural complexity of learners in formation.

Author Biographies

  • Rafael Mariano Camilo da Silva, Universidade de Uberaba

    Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba ( UNIUBE). Mestre em Música - Universidade Federal de Uberlândia, Bacharel em Música- instrumento piano - pela Universidade Federal de Uberlândia (2013) e complementação pedagógica pela Unincor ( 2014) .Foi Vice Diretor e atualmente é Professor efetivo no Conservatório Estadual de Musica Renato Frateschi.Tem experiência na área de Artes - arranjos, produção musical, educação e performance.

  • Tiago Zanquêta de Souza, Uniube

    Pós-Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2025). Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Uberaba), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Pesquisador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGED/UCB-DF). Segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq), vinculado ao PPGPE/UNIUBE-Uberlândia). Pesquisador Associado da Rede de Pesquisadores Internos da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, sediada na Universidade Católica de Brasília (desde fev/2025). Membro da rede internacional Educación y Cultura en América Latina (ECAL). Vice-coordenador da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Fundador e coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em escolas de Educação Básica - RECEPE. Vice-coordenador da Rede de Pesquisa Forpred/Anped-CO. (2024-atual). Vice-coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2023-2024. Coordenador do mesmo fórum (FORPREd-CO), gestão 2025-2026. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPEd. Membro do Comitê Científico pelo GT 6 - Educação Popular da ANPED 2021-2023 e 2023-2025. Coordenador do GT 6 - Educação Popular da ANPEd Regional Centro-Oeste, 2022-2024. Membro da equipe de coordenação executiva da Revista Educação Popular da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária Mário Palmério. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando por meio do referencial teórico-metodológico da Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, educação em direitos humanos, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares

Published

2025-04-15

How to Cite

Between Sounds and Knowledges: Critical Music Education through the Lenses of Interculturality and Popular Education. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/ifd.v12i1.8540. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/8540. Acesso em: 5 dec. 2025.