Políticas Públicas Educacionais: considerações sobre o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024)
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v12i1.8560Resumo
A proteção do direito à educação está prevista na Constituição Federal de 1988, sendo as políticas públicas essenciais nessa garantia. Nesse contexto, destaca-se o Plano Nacional de Educação (PNE), plano decenal, aprovado pela Lei nº 13.005/2014, e que estará em vigor até 2024. O objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre as políticas educacionais, bem como sobre o PNE (2014 -2024), a partir de levantamentos do PNE, de artigos da base de dados SCIELO e do portal de Periódicos da CAPES. Os estudos realizados apontaram que as políticas educacionais se apresentam como resultado de um processo político, histórico, cultural e dialeticamente elaborado no ínterim dos interesses e dos conflitos entre os diferentes agentes que permeiam as políticas públicas. No que cerne ao PNE, o cenário é preocupante, 75% das metas não foram alcançadas e 25% foram atingidas parcialmente.
Palavras-chave: Política pública. Educação. Metas. PNE.
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