DISCURSOS EXPRESSOS, SABERES CONSTRUÍDOS: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Srta Anny Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.866

Resumo

A formação de professores pode ser vista a partir de ações voltadas para a aquisição de diversos saberes que mobilizadas devem conjugar uma qualidade formal (entendida como constante inovação do conhecimento) e qualidade política (relacionada com a intervenção ética na realidade e a construção da cidadania). Esta proposição possibilita o seguinte questionamentos sobre qual ou quais os modelos de formação docente desenvolvidos no estado do Amazonas. Este questionamento sugere outros desdobramentos como quais os saberes docentes construídos pelos estudantes da licenciatura ao longo de sua caminhada no curso que deem conta da complexidade do contexto amazônico. Considerando esta questão, a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) para a formação de professores de ciências biológicas e com o objetivo de discutir a formação docente do IFAM propõe-se nesta pesquisa analisar os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas estabelecendo um comparativo entre os saberes docentes expressos nos TCC´s e o perfil de egresso estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas. O trabalho de conclusão de curso (TCC) integra o currículo do curso de licenciatura em ciências biológicas como requisito curricular suplementar obrigatório para a integralização do curso.Constitui-se numa atividade científica desistematização do conhecimento sobre um objeto de estudo ou problema, desenvolvido mediante orientação e avaliação docente. O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ter como eixo temático a educação e suas interfaces com áreas afins. Considerando que a pesquisa objetiva analisar os saberes construídos pelos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas estabelecendo um comparativo entre os elementos epistemológicos, filosóficos, políticos e metodológicos dos TCC´s e o perfil de egresso estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, a pesquisa desenvolve-se através de uma metodologia qualitativa na medida que se entende que os documentos representam uma maneira de ser, pensar e agir num determinado contexto histórico-político e social. Utilizou-se a pesquisa documental que consiste em uma técnica de abordagem de dados qualitativos. A abordagem da Análise Crítica do Discurso é um aparato teórico e metodológico que pode colaborar na análise das monografias, pois o discurso que está presente em tais textos auxilia a construção e manutenção das identidades dos participantes do contexto de formação inicial de professores e das relações sociais entre eles. Nesta pesquisa trabalha-se com os trabalhos de conclusão de curso dos estudantes da licenciatura em ciências biológicas defendidos até dezembro de 2012 disponíveis na Biblioteca do IFAM ou junto a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas. Para a categorização dos elementos epistemológicos e metodológicos desenvolvidos nos TCC’s decidiu-se, após discussão entre as pesquisadoras,o uso do o autor Chizzotti (2003) para discutir as abordagens e os procedimentos de coleta de dados e da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a categorização das temáticas. Assim, subsidiadas com esse referencial procedeu-se a análise das abordagens, procedimentos e temáticas desenvolvidos nas monografias, como trabalho de conclusão de curso da licenciatura em Ciências Biológicas, utilizando o editor de planilhas eletrônicas (EXCEL) para montagem de tabelas e gráficos. No período de agosto a dezembro de 2013 foram analisados 33 trabalhos de conclusão de curso, compreendendo o período de 2006 a 2009. As categorias escolhidas para avaliação foram: temáticas, abordagens e instrumentos de coleta de dados utilizados e desenvolvidos nos trabalhos de conclusão de curso. Os objetos de conhecimento associado à matriz de referência do ENEM que mais se destacaram foram: qualidade das populações humanas e ecologia e ciências ambientais. Prevaleceu a abordagem de pesquisa qualitativa, baseado em Chizzotti (2003). Quanto aos instrumentos de coleta de dados identificaram-se os mais utilizados: questionário e análise de conteúdo. Outrossim, lança-se como continuidade do estudo a análise entre os trabalhos de conclusão de curso (monografias) e o perfil do egresso do professor previsto no Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

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Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino