O MÉTODO MONTESSORI NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: POTENCIAIS PARA A AUTONOMIA, EQUIDADE E QUALIDADE DO ENSINO.

Autores

  • Ieda Cristhiane de Jesus Prefeitura Municipal de Uberaba
  • Efigênia Joyce Diamantino Honorato Prefeitura Municipal de Uberaba
  • Maria Beatriz de Oliveira Parolini Prefeitura Municipal de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v12i1.8712

Resumo

Este artigo analisa a potencial aplicação do Método Montessori na rede pública de educação básica brasileira. Desenvolvido por Maria Montessori, essa abordagem pedagógica centra-se na autonomia da criança, na estimulação sensório-motora e em um ambiente preparado, facilitado por um professor orientador em vez de um instrutor tradicional. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica qualitativa, analisando princípios montessorianos como autoeducação, educação cósmica e educação como ciência. Os resultados indicam que os pilares do método—fomento à independência, ao respeito e à motivação intrínseca—estão alinhados com os objetivos de uma educação equitativa e de qualidade. Ainda que reconheça desafios significativos de implementação, notadamente quanto ao custo e à formação docente, o estudo conclui que a incorporação estratégica de práticas montessorianas, como a organização dos ambientes de aprendizagem, a utilização de materiais manipulativos e uma renovada atuação do educador, pode contribuir decisivamente para a redução da desigualdade educacional e para o desenvolvimento integral dos alunos da rede pública. Este trabalho advoga pela democratização dessa abordagem pedagógica, reposicionando-a não como um luxo exclusivo, mas como uma ferramenta viável para a transformação educacional.

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Publicado

2025-01-30

Como Citar

O MÉTODO MONTESSORI NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: POTENCIAIS PARA A AUTONOMIA, EQUIDADE E QUALIDADE DO ENSINO. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/ifd.v12i1.8712. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/8712. Acesso em: 5 dez. 2025.