Discursive Textual Analysis and the ATLAS.ti software in the investigation of knowledge in the formation of teachers in Chemistry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6029

Abstract

In this work, we present the result of the investigation carried out around the question “What is this: the knowledge that is shown in Resolution nº 2, of July 1, 2015? Where we analyze the new DCN established by Resolution nº 2/2015 through Discursive Textual Analysis (ATD) and ATLAS.ti software. Among some of the objectives, we intended to 1) Study and analyze the new DCN established by Resolution No. 2/2015; 2) Create emerging categories about what this resolution shows about knowledge; 3) Map the presence of these emerging categories in the UFTM Chemistry curriculum menus, Uberaba campus. In this sense, we present the investigation that follows a qualitative approach, highlighting some existing relationships with the phenological assumptions of ATD and the use of ATLAS.ti. In this way, we describe the analytical process whose software helped in the establishment of emerging categories of analysis, as well as in the process of systematization and structuring of the investigation. Our analysis shows five emerging categories regarding knowledge from Resolution No. 2/2015. And it indicates a favorable relationship regarding the use of ATLAS.ti software and ATD. Thus, we aim to encourage new research aimed at using the software of both in qualitative investigations. In addition, it is expected from the results to promote debates about the initial training of chemistry teachers, especially at the UFTM campus in Uberaba.

Author Biographies

Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Participou do grupo de estudos e pesquisa sobre a Formação Ética do Professor (FEP) - vinculado ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e submetido ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9920017665762479), Membro do grupo PET/Conexões de Saberes Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química ; integrante do Projeto de Inclusão: Produção de material didático para a inclusão no ensino de química. Atualmente participa como membro estudante/pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401501215962007), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC) vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5671277186411150). Preferencialmente com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, Educação Química, ensino de Química, cinema, ludicidade, cursos de licenciatura, atividades práticas, currículo, aprendizagem;e conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK).

Janaína, UFTM

É licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCT) de Presidente Prudente- SP; mestre em Educação [linha de pesquisa: Formação de professores] pelo Programa de Pôs Graduação em Educação pela mesma universidade e doutora em Ensino de Ciências ? Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP-SP) [linha de pesquisa: Formação de professores]. Tem experiência como professora de Química no Ensino Técnico, Médio e no Ensino Superior [no Departamento de Química Física e Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-FCT, foi responsável pelas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágios Supervisionados]. Atualmente é professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Química [com as disciplinas de saberes do docente em química; estágios; desenvolvimento e aprendizagem no ensino de química; entre outras] e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Também faz parte da Composição do Núcleo Docente Estruturante ? NDE e do colegiado do curso, coordenou a área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: currículo; formação inicial e continuada em química; ensino-aprendizagem de química; ATD e atividades práticas.

Published

2022-07-31

Issue

Section

Ensino e Formação de Professores