Análisis Discursivo Textual y el software ATLAS.ti en la investigación del conocimiento en la formación de profesores de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6029

Resumen

En este trabajo, presentamos el resultado de la investigación realizada en torno a la pregunta “¿Qué es esto: el conocimiento que se muestra en la Resolución nº 2, de 1 de julio de 2015? Donde analizamos la nueva DCN establecida por la Resolución N° 2/2015 a través del Análisis Discursivo Textual (ATD) y el software ATLAS.ti. Entre algunos de los objetivos, nos propusimos 1) Estudiar y analizar la nueva DCN establecida por la Resolución N° 2/2015; 2) Crear categorías emergentes sobre lo que esta resolución muestra sobre el conocimiento; 3) Mapear la presencia de estas categorías emergentes en los menús del currículo de Química de la UFTM, campus Uberaba. En este sentido, presentamos la investigación que sigue un enfoque cualitativo, destacando algunas relaciones existentes con los supuestos fenológicos del ATD y el uso de ATLAS.ti. De esta manera, describimos el proceso analítico cuyo software ayudó en el establecimiento de categorías emergentes de análisis, así como en el proceso de sistematización y estructuración de la investigación. Nuestro análisis muestra cinco categorías emergentes con respecto al conocimiento de la Resolución N° 2/2015. E indica una relación favorable en cuanto al uso del software ATLAS.ti y ATD. Por lo tanto, nuestro objetivo es fomentar nuevas investigaciones destinadas a utilizar el software de ambos en investigaciones cualitativas. Además, se espera a partir de los resultados promover debates sobre la formación inicial de profesores de química, especialmente en el campus de la UFTM en Uberaba.

Biografía del autor/a

Junfanlee Manoel Oliveira Feliciano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Participou do grupo de estudos e pesquisa sobre a Formação Ética do Professor (FEP) - vinculado ao Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e submetido ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9920017665762479), Membro do grupo PET/Conexões de Saberes Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química ; integrante do Projeto de Inclusão: Produção de material didático para a inclusão no ensino de química. Atualmente participa como membro estudante/pesquisador no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC), vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401501215962007), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC) vinculado ao CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5671277186411150). Preferencialmente com interesse nas temáticas de formação e trabalho docente, constituição da profissionalidade e identidade profissional, Educação Química, ensino de Química, cinema, ludicidade, cursos de licenciatura, atividades práticas, currículo, aprendizagem;e conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK).

Janaína, UFTM

É licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FCT) de Presidente Prudente- SP; mestre em Educação [linha de pesquisa: Formação de professores] pelo Programa de Pôs Graduação em Educação pela mesma universidade e doutora em Ensino de Ciências ? Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP-SP) [linha de pesquisa: Formação de professores]. Tem experiência como professora de Química no Ensino Técnico, Médio e no Ensino Superior [no Departamento de Química Física e Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-FCT, foi responsável pelas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Química e Estágios Supervisionados]. Atualmente é professora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Química [com as disciplinas de saberes do docente em química; estágios; desenvolvimento e aprendizagem no ensino de química; entre outras] e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Também faz parte da Composição do Núcleo Docente Estruturante ? NDE e do colegiado do curso, coordenou a área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores e Ensino de Ciências (FORPEC). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: currículo; formação inicial e continuada em química; ensino-aprendizagem de química; ATD e atividades práticas.

Publicado

2022-07-31

Número

Sección

Ensino e Formação de Professores