Análise das produções textuais de alunos da 6ª classe sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem

Autores

  • Baptista Luís Abrantes Abrantes ISCED CUANZA SUL

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5869

Resumo

O estudo sobre a aquisição da linguagem e da escrita é fundamental, por estar ligado ao acompanhamento do desenvolvimento infantil, tendo em conta a indefinição do período crítico. O estudo possibilita perceber, que, a aquisição da linguagem é uma área multidisciplinar ou híbrida, num intercâmbio entre linguistas, psicólogos, tendo levado os naturalistas experimentais a classificarem três subáreas princípais para aquisição da linguagem: aquisição da língua materna; aquisição de segunda língua e aquisição da escrita. Segundo Cagliari (2008), o professor deve trabalhar com a criança conhecimentos técnicos específicos a respeito do que ensina e das coisas que o aluno quer aprender, para melhor compreensão dos factos envolvidos e, melhor actividade escolar de avaliação, em casos de alguns transtornos ou desvios de escrita e fala da linguagem. É fundamental que o professor ou educador trabalhe com o aluno de forma prazerosa e respeitante à sua gramática, mediando os desvios de escrita constatados e que reflectem a prática diária da fala. Assim, todos os educadores que lidam com crianças, devem estar atentos para os sinais de alerta e factores de risco para alterações do processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem e da escrita na pré-escola.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.