POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO?REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Carmem Lúcia Ferreira
  • Edlaine Silva Ribeiro
  • Galsione Cruvinel da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v3i1.113

Resumo

 

Este ensaio de pesquisa bibliográfica tem como eixo central a relação das práticas de ensino, em escolas públicas, mais especificamente na educação infantil e no Ensino Fundamental. Traz uma reflexão acerca da postura do educador, enquanto agente de construção de conhecimentos na escola pública. Discute e debate acerca do conceito de capacitação de educadores e da produção de saberes, com base na visão de alguns estudiosos que trabalham o processo de ensinoaprendizagem e na concepção de como a escola concebe o "saber" e o que ela classifica como "ignorância". Questiona a forma com que é dirigida aos professores a formação continuada, os quais, na maioria das vezes, são obrigados a cumprir uma carga horária, sem uma discussão aprofundada sobre a necessidade da capacitação docente. Mais adiante é evidenciada a importância do processo de inovação, elaboração e reflexão acerca das práticas educativas, principalmente dos profissionais da Educação Básica, que tratam de sujeitos em fase de formação, de transformação, crianças e jovens, que merecem uma atenção especial por parte da escola. Enfoca ainda o modelo de educação formal e a necessidade da busca de outro paradigma educacional, visando inserir os educandos no processo de intervenção na escola, na vida e no mundo. Analisa, por fim, o processo de exclusão/inclusão, direcionado tanto aos educadores, quanto aos educandos, presentes nas instituições de ensino e nas políticas públicas.

Palavras-chave:

 

Capacitação Docente. Construção de Saberes. Formação Continuada. Práticas Educativas.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Ferreira

Graduanda Pedagogia UFMG

Edlaine Silva Ribeiro

Graduanda Pedagogia UFMG

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Como Citar

FERREIRA, C. L.; RIBEIRO, E. S.; SILVA, G. C. da. POR QUE ENSINO DO JEITO QUE ENSINO?REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 3, n. 1, 2011. DOI: 10.18554/rt.v3i1.113. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/113. Acesso em: 22 dez. 2024.