DA PRODUÇÃO TEXTUAL À ABORDAGEM METALINGUÍSTICA: ADJETIVAÇÃO COMO RECURSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1691Resumo
O ensino de Língua Portuguesa na escola, há muito tempo, tem sido dividido em três partes:Literatura, Redação e Gramática, como se fosse possível dissociá-las. Nas escolasparticulares, em sua maioria, há professores diferentes para cada área, normalmente commaterial apostilado individual a cada uma. Também, nas escolas públicas, ocorre essaseparação: dentro das aulas de um único professor e em Livros Didáticos fielmente seguidospor ele. Realizando o caminho inverso, seguindo as reflexões que Geraldi inicia nos anosoitenta, mas que ainda são pouco utilizadas se comparadas com a presença do ensinogramatical, o presente artigo apresenta uma discussão em defesa do trabalho linguístico,epilinguístico e metalinguístico de maneira conjunta, refletindo sobre a língua, com a língua ena língua. Em seguida, relata-se uma sequência didática desenvolvida com uma sala de sextoano do ensino fundamental de uma escola pública apontando pontos positivos e pontos quemerecem maiores reflexões.Downloads
Publicado
2016-02-25
Como Citar
ALVES, P.; BARBOSA, J. B. DA PRODUÇÃO TEXTUAL À ABORDAGEM METALINGUÍSTICA: ADJETIVAÇÃO COMO RECURSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1691. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1691. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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