DESAFIO ÉTICO E MORAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rodrigo Peres Lopes Domiciano

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.225

Resumo

Este texto é resultado de pesquisa bibliográfica cujo tema: ética, perpassa discussões sobre moral, valores, princípios, cidadania e, por fim, formação do professor. O objetivo é descrever a partir destes conceitos básicos como deve ser a postura acadêmica na formação do professor, e, quais princípios orientam o trabalho docente. Ética está sendo entendida como teoria que orienta a reflexão sobre os princípios da conduta moral do homem. Valores são aspectos que indicam a maneira pela qual o homem carrega consigo um mundo constituído na sua vida pessoal. Princípios são aquilo que orienta as ações humanas principalmente na sua conduta social na inter-relação entre seres humanos. Princípios são os arquétipos da moral instituída culturalmente para cada homem e todos os homens. Em uma sociedade na qual predomina uma diversidade de conceitos, juízos e concepções, as diferentes percepções podem mostrar que os Direitos Humanos e a cidadania permitem refletir sobre os impactos que elas têm na vida humana em sociedade. Não se pode pensar em ética sem levar em conta a cultura. Pois, se ética é reflexão e a moral é prática, então podemos pensar que a moral está na cultura e é nela que os valores são criados. A ética é o espelho que refletem os valores, os princípios, as normas, as regras de comportamento do homem. Portanto, o papel do professor na formação de valores morais nos alunos vai se agigantando na medida em que sua própria formação vai sendo eficientemente direcionada para tais valores morais, despertando reflexões éticas.

Palavras-chave: Ética. Valores morais. Formação de professor.

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Como Citar

DOMICIANO, R. P. L. DESAFIO ÉTICO E MORAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.225. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/225. Acesso em: 22 dez. 2024.