AUTOEFICÁCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GINÁSTICA NA ESCOLA: RESULTADOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.499Resumo
A falta de atividade física é preocupante e tem gerado discussões em todo o mundo. A aderência ao exercício físico é um fenômeno dinâmico e influenciado por diferentes dimensões, dentre elas, a participação nas aulas de Educação Física escolar. As diversas práticas de ginástica são conteúdos favorecedores à aderência aos exercícios. Contudo, estudos apontam que os professores de Educação Física não se julgam capazes de ensinar tais conteúdos, além de não contarem com a infraestrutura adequada. Ensinar requer mais que o conhecimento e envolve crenças pessoais, dentre elas, a de autoeficácia, definida como a crença do professor em sua capacidade para ensinar, visando o engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo os mais difíceis. Este estudo investigou se a participação de 9 professores do Ensino Básico em um projeto de extensão favoreceu o desenvolvimento da autoeficácia dos participantes para ensinar ginástica em suas aulas de Educação Física na escola. Os resultados revelaram que o projeto contribuiu para o aumento da crença dos professores, sobretudo daqueles que indicaram não terem infraestrutura adequada na escola em que lecionam. Ademais, os participantes apontaram que as vivências proporcionadas durante o projeto favoreceram ao aumento de confiança em sua capacidade para ensinar. Acreditamos que a formação continuada de professores pode ser um processo que promova o desenvolvimento da crença de autoeficácia, desde que haja um compromisso em estabelecer pontes entre a teoria e a prática de ensinar, tendo na extensão universitária a oportunidade para construir essa aproximação.Downloads
Publicado
2015-09-25
Como Citar
IAOCHITE, R. T.; COSTA FILHO, R. A. da. AUTOEFICÁCIA DOCENTE PARA O ENSINO DE GINÁSTICA NA ESCOLA: RESULTADOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i1.499. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/499. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.