ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ALIMENTOS: UMA PROPOSTA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE TÉCNICO EM QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS-MG
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i1.506Resumo
A ciência e tecnologia de alimentos tem se desenvolvido como uma importante ciência aplicada e inclui o estudo das características químicas, físicas e biológicas dos alimentos, além dos processos de seleção da matéria-prima, processamento, conservação e distribuição. A industrialização de alimentos pode contribuir consideravelmente na melhoria da dieta de um país e no estado nutricional de seus habitantes. Porém, o alimento disponibilizado para venda no mercado deve apresentar características adequadas para o consumo de modo a garantir a segurança alimentar. Essa segurança está baseada nos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos e apresenta diversos parâmetros para verificação da qualidade. Dentre os parâmetros avaliados na qualidade de alimento processados temos as características físico-químicas que incluem a composição centesimal de alimentos. O presente trabalho teve como principal objetivo capacitar estudantes técnicos em química do município de Sete Lagoas na realização de análises físico-químicas de alimentos, através de aulas realizadas na Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Sete Lagoas. Foram obtidos resultados que expressam um bom desenvolvimento dos estudantes envolvidos nas atividades, o que contribui para o aumento de mão de obra qualificada a ser absorvida pelas indústrias de alimentos da região de Sete Lagoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.