ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Sandro Rogério Vargas Ustra Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). http://orcid.org/0000-0003-3686-8664
  • Mara Kessler Ustra Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) http://orcid.org/0000-0001-8389-609X

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5211

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Pensamento algébrico, Função linear.

Resumo

Discutimos resultados da análise de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em uma disciplina de Introdução ao Cálculo no curso de Sistemas de Informação. Utilizando dados sobre consumo versus velocidade de diferentes automóveis, acompanhamos a resolução de questões de interpolação e extrapolação em sala de aula, visando compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Considerando uma abordagem qualitativa, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, caracterizamos as alternativas utilizadas para resolução do problema, as dificuldades em estabelecer uma análise qualitativa da situação e empregar recursos matemáticos associados à interpretação gráfica e ao raciocínio algébrico. Os resultados indicam a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes, tanto como fontes de dificuldades quanto de motivação para o aprendizado. Destacamos a necessidade de aprofundar a compreensão quanto à relação destas dificuldades com obstáculos pedagógicos e ao desenvolvimento do pensamento algébrico.

Biografia do Autor

Sandro Rogério Vargas Ustra, Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Mara Kessler Ustra, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Licenciada em Matemática (URI), Mestre (URI) e Doutora (URI) em Engenharia de Alimentos, professora da Unidade Ituiutaba da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Referências

ALMEIDA, J.R.; SANTOS, M.C. Pensamento algébrico: em busca de uma definição. Revista Paranaense de Educação Matemática, Vv. 6, n. 10, p. 34-60, 2017.

ALMEIDA, L. M. W.; FERRUZZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134, 2009.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R.E. Modelagem matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Rio Claro/SP: UNESP, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2014.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, v. 2, p. 7-32, 2009.

BORGES, M. F. Obstáculos encontrados pelos alunos na aprendizagem da Álgebra Linear. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007.

CARREJO, D. J., MARSHALL, J. What is mathematical modelling? Exploring prospective teachers’ use of experiments to connect mathematics to the study of motion. Mathematics Education Research Journal, 19(1): 45-76, 2007.

COELHO, F. U.; AGUIAR, M. A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 171-187, 2018.

FERREIRA, D.; JACOBINI, O. Modelagem Matemática e Ambiente de Trabalho: uma Combinação Pedagógica Voltada para a Aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 9-26, 31 ago. 2010.

FERRUZZI, E.C.; ALMEIDA, L.M.W. Modelagem Matemática no ensino de Matemática para engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 6, n. 1, 2013.

FIORAVANTI, C. Para prever os rumos das epidemias. Pesquisa FAPESP, n. 292, p. 40-43, 2020.

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CRISTÓVÃO, E. M. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de Investigações Matemáticas no Currículo, Portugal, 2005.

LAUDARES, J.B.; LACHINI, J. O uso da matemática em cursos de engenharia na perspectiva dos docentes de disciplinas técnicas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 39-45, 2005.

MARTINS, Larissa C. Abstração reflexionante e aprendizagem de proporção: Ensino de Matemática na sexta série. Dissertação de Mestrado em Educação, UFRGS, 2007.

NUNES, A. DA S.; NASCIMENTO, W. J.; SOUSA, B. N. P. A. Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 232-253, 2020.

QUATRO RODAS. A rota está sendo calculada. São Paulo: Abril, Edição 708, p. 94-97, maio, 2018.

RODRIGUES, M. DA S. C.; PINTO, M. M. F. Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica. Abakós, v. 8, n. 1, p. 86-102, 2020.

SAVIOLI, A.M.P.D.; SILVA, E.M. Pensamento algébrico: análise da produção escrita de estudantes participantes de um projeto de ensino. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Cascavel, 12p., 2017.

SILVA, R. S., BARONE, D. A. C.; BASSO, M. V. A. Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, 2016.

USISKIN, Z. Conceptions of school algebra and uses of variables. The ideas of algebra, K-12 Readings from NCTM’s School-Based Journals and Other Publications, Barbara Moses. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, p. 7–13, 1999.

USTRA, M. K.; USTRA, S. R. V. Context Categories in Mathematical Modelling in Fundamentals of Calculus Teaching. In: G.A. Stillman; W. Blum; M. Salett Biembengut. (Org.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer International Publishing, p. 407-416, 2015.

VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

USTRA, S. R. V.; KESSLER USTRA, M. ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 92–107, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5211. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5211. Acesso em: 13 nov. 2024.