ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5211Palavras-chave:
Modelagem matemática, Pensamento algébrico, Função linear.Resumo
Discutimos resultados da análise de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em uma disciplina de Introdução ao Cálculo no curso de Sistemas de Informação. Utilizando dados sobre consumo versus velocidade de diferentes automóveis, acompanhamos a resolução de questões de interpolação e extrapolação em sala de aula, visando compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Considerando uma abordagem qualitativa, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, caracterizamos as alternativas utilizadas para resolução do problema, as dificuldades em estabelecer uma análise qualitativa da situação e empregar recursos matemáticos associados à interpretação gráfica e ao raciocínio algébrico. Os resultados indicam a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes, tanto como fontes de dificuldades quanto de motivação para o aprendizado. Destacamos a necessidade de aprofundar a compreensão quanto à relação destas dificuldades com obstáculos pedagógicos e ao desenvolvimento do pensamento algébrico.Referências
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