MAPEAMENTO DE GRUPOS COLABORATIVOS QUE ESTUDAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EXPRESSAS EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5291

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Grupos Colaborativos. Mapeamento.

Resumo

Este artigo versa sobre a formação de professores em grupos colaborativos, como paradigma de desenvolvimento profissional. É um estudo qualitativo e teve objetivo de realizar mapeamento de teses e dissertações que pesquisaram grupos colaborativos que estudam o ensino de matemática, a formação do professor que ensina matemática no Ensino Fundamental.  Apresento considerações e conceitos de grupos colaborativos e sobre a busca das teses e dissertações. A análise dos documentos selecionados foi realizada a partir das considerações de Franco (2005).  Considero que há potencial de desenvolvimento profissional docente, e trazemos considerações a respeito de funcionamento dos grupos.

Biografia do Autor

Luiz Ademir Bassani, PUC Campinas

Mestre em educação pela PUC Campinas, pós graduado em administração, formação básica em ciências físicas e biológicas e matemática, professor da rede pública do estado de São Paulo.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

BASSANI, L. A. MAPEAMENTO DE GRUPOS COLABORATIVOS QUE ESTUDAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EXPRESSAS EM TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 108–126, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5291. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5291. Acesso em: 23 nov. 2024.