Formação de professores na ETFMT em 1988
monografias do curso de metodologia no Ensino Técnico da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8339Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino Técnico, ETFMTResumo
Este texto analisa nove monografias produzidas por professores da Escola Técnica Federal de Mato Grosso – ETFMT em 1988, elaboradas, a época, como requisito para conclusão do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Técnico da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Estas monografias, tomadas como fontes para a pesquisa em história da educação, foram encontradas no acervo bibliográfico do Campus Cuiabá-Octayde Jorge da Silva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – CBA-OJS/IFMT, instituição denominada ETFMT entre 1968 e 2002. A metodologia empregada fundamenta-se em autores da terceira geração do movimento Annales, como Le Goff (2001), Duby (1998), Nora (1993) e Burke (1991). Constatou-se que os nove textos monográficos encontrados foram produzidos no âmbito do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Técnico da UFMT, o qual foi resultado de um convênio firmado entre a ETFMT e a UFMT. O convênio buscou ofertar formação de professores aos docentes da ETFMT em curso de nível de especialização. Concluiu-se que as nove monografias foram elaboradas por vinte professores em exercício na ETFMT, abordaram temáticas variadas e foram referenciadas com autores nacionais e internacionais.
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