A ÉTICA DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v8i1.1407Resumo
O presente trabalho trata-se de um recorte teórico de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo érefletir os desafios éticos do cotidiano profissional do docente. As mudanças ocorridas com aimplantação do programa REUNI, nas universidades federais do país, tem modificado as condições detrabalho docente, desafiando a ética desse profissional. Para entender o atual contexto, faz-senecessário um resgate histórico da profissão docente, buscando alguns apontamentos que indiquem a“função” do professor na sociedade. Em seguida realizam-se alguns apontamentos a respeito do ensinosuperior atual, contextualizando o cenário da pesquisa, desvelando as atuais configurações do trabalhodocente nas universidades federais, sobretudo nas quais aderiram ao programa REUNI do governofederal, para que assim possamos identificar os desafios éticos no cotidiano diário dos professores.Nesse sentido, concluí- se que o cenário universitário no contexto capitalista desafia a ética a todo omomento, sendo assim, é necessário que o professor se fortaleça junto a outros profissionais na lutapor melhores condições de trabalho, e uma educação de qualidade que vá de encontro com a éticaprofissional, diferente da logica do mercado capitalista.Downloads
Publicado
2015-09-21
Como Citar
VITORINO, B. de M.; DAVID, C. M. A ÉTICA DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/rt.v8i1.1407. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1407. Acesso em: 1 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.