CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.561Resumo
O artigo apresenta uma reflexão referente à produção científica em educação inclusiva referente ao grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) no Diretório de Grupos de Pesquisas. O grupo localiza-se na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) e vem realizando um trabalho interdisciplinar envolvendo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam na área da educação. Os dados apontam uma intensa produção científica na área, principalmente a partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e do Decreto 7.611/2011. Na cidade de Manaus/AM, o grupo realiza um trabalho de formação continuada de docentes que atuam nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Envolve também estudantes da rede pública por meio de avaliação pedagógica, psicopedagógica e psicomotora, envolvendo inúmeros instrumentos. Portanto, pode-se afirmar que as contribuições integram ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a produção científica na região Amazônica e o estreitamento da relação entre a Universidade e a sociedade amazonense.
Palavras-Chave: Pesquisa; Educação Inclusiva; Produção Científica; Extensão Universitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.