ORALIDADE POÉTICA E ENSINO DE LITERATURA: DIFICULDADES CONCEITUAIS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS QUE ENVOLVEM AS POÉTICAS ORAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i2.1205Resumo
Resumo: Neste estudo, realizamos reflexões acerca das poéticas orais e sua performance no espaço formal de educação e cultura. Objetivamos descrever, analisar e fundamentar os procedimentos teóricos e práticos aplicados ao trabalho com a poesia oral, e ainda, verificar algumas de suas contribuições na formação leitora do indivíduo. Nesse intuito, levantamos inicialmente a problemática conceitual e prática dos pesquisadores e profissionais que trabalham com a oralidade. Recorremos às concepções teóricas de estudiosos como: Zumthor (2007), Ferreira (2010), Fares (2010), Feitosa (2008), Todorov (2009) dentre outros. Apresentamos também os resultados de uma pesquisa realizada em 2011, com um grupo de professores de Uberlândia - MG, atuantes na área de Língua Portuguesa, sobre o ensino de Literatura na rede pública. Por meio desta pesquisa e dos estudos realizados pudemos constatar que esse ensino ocorre, muitas vezes, de forma ineficiente. Apesar dessa constatação, concluímos que metodologias voltadas para a oralidade poética e sua performance, quando utilizadas de forma sistemática e adequada, contribuem significativamente no processo de formação de leitura do aluno. Portanto, as poéticas orais em performance poderiam ser mais valorizadas, e de fato utilizadas no contexto escolar.
Palavras-chave: oralidade poética; ensino; literatura; metodologia; dificuldades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index