PELO AVESSO DA BELEZA CONSAGRADA: ESCRITA E DESCONSTRUÇÃO EM A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v6i2.1355Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a obra A mulher que escreveu a Bíblia (1999), de Moacyr Scliar, sob uma perspectiva metodológica que associa o ato da escrita à desconstrução de olhares e de perspectivas; pensa ainda a respeito dos conceitos de feiura e do espaço ocupado pela representação do feminino na literatura. Para ancorar o percurso analítico, faz-se uso dos estudos de Umberto Eco (2007), no que tange aos elementos trazidos pela estética do feio; dos postulados de Theodor Adorno (2009), para melhor visualização dos aspectos filosóficos aliados à desconstrução do sujeito; bem como das ideias de Jonathan Culler (1999) e Autran Dourado (1973) para um panorama mais específico acerca de literatura e personagem. A obra reflete sobre o ato da escrita como um veículo de poder, desnudando uma personagem que é a metáfora do sujeito feminino pensado pela contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index