Interferência da fala na escrita: uma análise das produções textuais feitas por alunos do 7º ano em duas escolas públicas do interior de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v10i2.5937

Resumo

Este artigo analisa a interferência da fala na escrita em produções de alunos do 7º ano de duas escolas públicas de Minas Gerais, a fim de contribuir com o trabalho docente em sala de aula para amenizar e/ou sanar as intercorrências apresentadas pelos estudantes em seus textos. Foram coletadas e analisadas 35 redações, predominantemente narrativas, das quais 14 apresentavam interferência da oralidade na grafia. Devido à pandemia, as produções foram feitas individualmente e enviadas no Google Classroom. O aporte teórico estabelece diálogo entre os desvios elencados por Pedrosa (2014) e Roberto (2016). Ademais, recorre-se aos conceitos fonéticos e fonológicos e às considerações sobre a linguística elaboradas por Silva (2003) e Cardoso (2009), além do gerativismo proposto por Chomsky e Halle (1968), passando pelas contribuições de Bortoni- Ricardo (2005) acerca da variedade da língua e seu impacto na escrita. A análise mostrou que a realidade linguística dos estudantes das duas escolas é semelhante, pois, nas produções consideradas, 36 desvios foram percebidos, sendo 17 casos nas redações da escola de Monte Carmelo e 19 na escola de Patrocínio. Ressalta-se que o desvio mais encontrado, a relação não biunívoca entre grafema e fonema, está presente nas amostras das duas instituições de ensino.

Palavras-chave: Processos fonológicos; Fala e escrita; Desvios linguísticos.

Biografia do Autor

Deyse Souza Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras pela FUCAMP- FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO. Concluiu o curso de Especialização em Inspeção, Planejamento,Supervisão, Orientação e Administração Escolar na FUCAMP, em julho de 2010. Participou do Encontro de Corretores de Redação (CORED/UFU) em 2009 e 2010. Foi autora do projeto vencedor do PIC do COC de 2013 intitulado "Câmera na mão e muita comunicação". Foi mentora da equipe de robótica "Alphatech", a qual recebeu o prêmio de mérito científico na etapa regional do TBR/2017 e honra ao mérito pela Câmara Municipal de Monte Carmelo com o projeto "Ciclismo no Cerrado: oportunidade de turismo sustentável em Monte Carmelo". Concluiu o curso de capacitação de avaliadores de redação do ENEM-2018, 2019 e 2020. É revisora do periódico "Cadernos da FUCAMP", professora efetiva de Língua Portuguesa (LP) na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez, em Monte Carmelo/MG, professora de Língua Portuguesa no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP) e preceptora de LP no Programa Residência Pedagógica. Atualmente, faz parte da turma 7 do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS- UFU. (Texto informado pelo autor)

Marlúcia Maria Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Letras - Língua Francesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente atua como Professor Associado 1 no curso de Letras (licenciatura) no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atua também no PROFLETRAS na categoria de professor permanente. É sócia da Associação Brasileira de Lingüística, membro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de SP, sócia da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Fonética. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vogais médias, variação linguística, ensino de Língua Portuguesa e teoria da otimalidade. (Texto informado pelo autor)

Maria Lúcia Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia - PROFLETRAS/UFU. Possui pós-graduação em LETRAS: Português e Literatura pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2007) e graduação em LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS pelo Centro Universitário do Cerrado (2004). Atualmente é professora de educação básica - Secretaria de Estado de Educação - MG, professor educação básica - Colégio Atenas e professor educação básica - Colégio Berllar Nossa Senhora do Patrocínio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. (Texto informado pelo autor)

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Análise e diagnose de erros no ensino da língua materna. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. Cap. 5. p. 53-59.

CARDOSO, Denise Porto. Fonologia da Língua Portuguesa. São Cristóvão: Universidade Federal do Sergipe: Cesad, 2009.

DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006.

PEDROSA, Juliene Lopes. Variação fonético-fonológica e ensino de Português. In: MARTINS, Marco Antonio; VIEIRA, Maria Alice Silva Rodrigues (org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 57-79.

ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. Processos fonológicos. In: ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. Cap. 5. p. 117-135.

SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

THE International Phonetic Alphabet. Disponível em: http://westonruter.github.io/ipa-chart/keyboard/. Acesso em: 06 jul. 2021.

ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: Questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Souza Alves, D., Maria Alves, M. ., & Oliveira Fernandes, M. L. . (2021). Interferência da fala na escrita: uma análise das produções textuais feitas por alunos do 7º ano em duas escolas públicas do interior de Minas Gerais. Revista Do Sell, 10(2), 96–113. https://doi.org/10.18554/rs.v10i2.5937