Monitoria acadêmica: instrumento de formação pedagógica, acadêmica e interpessoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v14i1.8400

Palavras-chave:

letramentos acadêmico-científicos, reflexividade, monitoria acadêmica, diário reflexivo

Resumo

A monitoria acadêmica é um projeto universitário que contribui para a qualidade do ensino, auxilia no processo de aprendizagem dos alunos da graduação, promove a redução dos índices de evasão universitária e oportuniza, aos monitores, experiências de iniciação à docência. É realizada por um discente que, ao já possuir o conhecimento necessário, se disponibiliza a ajudar seus colegas, formando, então, uma relação entre discente (monitorando) e docente (monitor). Este trabalho, ancorado nos preceitos da Linguística Aplicada, em uma pesquisa qualitativa, objetiva apresentar resultados de uma análise de experiências de um monitor acadêmico do Laboratório de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA) de uma das universidades públicas participantes da rede, com base no conceito de reflexividade (Denardi, 2009). A ferramenta de geração de dados são diários reflexivos produzidos durante sessões de monitoria acadêmica, na condução da produção de um pôster acadêmico. O trabalho é fundamentado na perspectiva dos letramentos acadêmicos (Lea; Street, 2014), guiando-se pelos estudos sobre reflexividade de Denardi (2009) e Lanferdini (2019) e no conceito de monitoria acadêmica (Bariani, 2009). As análises destacaram a importância da práxis por meio da monitoria para a constituição da identidade profissional do monitor.

 Palavras-chave: letramentos acadêmico-científicos; reflexividade; monitoria acadêmica; diário reflexivo.             

Biografia do Autor

  • Daniel Lotz Tavares, Universidade Estadual de Londrina

    Aluno de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Orientando de iniciação científica da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão.

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

    Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Foi editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America, editora-chefe da Revista da ANPOLL (2021-2023) e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL (2021-2023). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, letramentos acadêmico-científicos e ambientais educação inicial e continuada de professores de línguas, educação linguística crítica.

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Merlin, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Pós-Doutora, Doutora e Mestre  em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), lotada no Centro de Letras, Comunicação e Artes. Coordenadora institucional do Laboratório de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA-UENP).

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel Chicó et al. Monitoria: uma análise na prática educativa à luz dos saberes necessários de Paulo Freire. In: CONEDU, 5. 2018, Recife. Anais.... Campina Grande: Realize Editora, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARIANI, Isabel Cristina Dib. Formação de monitores de cursos de graduação: da teoria à prática. Série Acadêmica, Campinas, n. 24, 2009. p. 25-31.

BOHN, Hilário. A formação do professor de línguas: a construção de uma identidade profissional. Investigações, Recife, v. 17, n. 2, p. 97-113., 2005.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Culturas de aprendizagem: risco, incerteza e educação. In MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 37-56.

DENARDI, Didiê Ana Ceni. Flying together towards EFL teacher development as language learners and professionals through genre writing. 2009. 337f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

DROGUI, Amábile Piacentine. Letramentos acadêmico-científicos: movimentos pedagógicos, instrumentos mediadores e trajetórias histórico-culturais. 274f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.

FREITAS, Ana Cláudia; MEDRADO, Betânia Passos. Identidades, saberes e formação: respostas de um diário reflexivo. In: REICHMANN, Carla L. Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). Campinas-SP: Pontes, 2013. p. 87-113.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pró-Posições, São Paulo-SP, v. 27, n.1, p.133-153, 2016.

LANFERDINI, Priscila Azevedo da Fonseca. O planejamento de sequências didáticas no PIBID: espaços para o desenvolvimento do aluno-professor de Língua Inglesa. 422f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

LEA, Mary; STREET, Brian. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo-SP, v. 16, n. 2, 2014.

LIBERALI, F. C. As linguagens das reflexões. MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 63-85.

LÓPEZ-GIL, Karen S. Integración de Fuentes Digitales en Textos Académicos: Estrategias de Acompañamiento de Tutores de Escritura. In: LIZAMA, Margarita Vidal; MOYANO, Estela Inés. Centros y Programas de Escritura en América Latina: Opciones Teóricas y Pedagógicas para la Enseñanza de La Escritura Disciplinar. Fort Collins: University Press of Colorado, 2023, p. 229-242.

MEDEIROS, Liara das Graças Costa de. Saberes da monitoria: uma análise a partir do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. 119f. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

MELO, Dilma Maria. Developing writing skills and composing: the challenge of writing in a foreign language. In: REICHMANN, Carla L. Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). Campinas-SP: Pontes, 2013. p. 223-235.

MOTT-FERNANDEZ, Cristina; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A tessitura do gênero profissional docente revelada em narrativas da aprendizagem. In CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.) Estudos da Linguagem à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. Londrina: UEL, 2008. p. 145-161.

NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

SMYTH, John. Teachers work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, Chicago, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos. Quem sou eu, quem é você? imagens dos interlocutores do/no diário e a construção identitária. In REICHMANN, Carla L. Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer(-se). Campinas-SP: Pontes, 2013, p. 39-65.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Como Citar

Monitoria acadêmica: instrumento de formação pedagógica, acadêmica e interpessoal. Revista do Sell, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 260–272, 2025. DOI: 10.18554/rs.v14i1.8400. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/8400. Acesso em: 5 dez. 2025.