A EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Carline Tamara Giehl, Arlete Eli Kunz da Costa, Luis Felipe Pissaia, Claudete Moreschi

Resumo


Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza, norteia e desenvolve o cuidado de enfermagem, tendo como base o conhecimento científico. Objetivo: Este estudo possui o objetivo de compreender a percepção da equipe de enfermagem frente ao processo de implantação da SAE em um setor de clínica médica. Metodologia: A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizada com a equipe de enfermagem de uma Unidade Clínica de um hospital de médio porte do interior do Rio Grande do Sul. Resultados: Evidenciou-se que a equipe de enfermagem possui conhecimento sobre a SAE e esta empenhada em implantar o Processo de Enfermagem (PE) em sua rotina de cuidados. No entanto torna-se visível a necessidade de capacitação dos profissionais sobre a aplicação da SAE. Conclusão: Verificou-se que a sobrecarga de trabalho, o número elevado de pacientes e a falta de profissionais são fatores que prejudicam sua efetivação.

Texto completo:

PDF PDF ENGLISH

Referências


Marinelli NP, Silva RAA, Silva DNO. "Sistematização da Assistência de Enfermagem: desafios para a implantação." Revista Enfermagem Contemporânea, 4(2): 2016.

Rufino AS, Rocha B, Castro JPR, Silva MB. Classificação de pacientes de acordo com o grau de dependência: um desafio para o enfermeiro. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, 4(2): 2015.

Tannure MC, Gonçalves AMP. SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2ª Ed, 2013.

Almeida ER, Moutinho CB, Carvalho SAS, Araújo MRN. "Relato sobre a construção de um protocolo de enfermagem em puericultura na atenção primária." Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, 10(2): 2016.

Resende JO, Silva FMR, Assunção RS, Quadros KAN. "Assistência do enfermeiro ao idoso na estratégia de saúde da família." Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 5(3): 2016.

Cofen. Resolução COFEN nº 358/2009. [acesso 13/mar/2016]; Disponível em: Disponível em: .

Brasil, Lei n° 7498, 25 de junho de 1986. [online]; Dispõem sobre a regulamentação do exercício de enfermagem. [acesso 13/mar/2016]; Disponível em: .

Neves RS, Araújo PHM, Lacerda TCL. "Diagnósticos de enfermagem prevalentes no bloco materno-infantil de um hospital público de Brasília." Enfermagem em Foco, 5(3): 2016.

Oliveira RS, Almeida EC, Azevedo NM, Almeida MAP, Oliveira JGC. "Reflexões sobre as bases científicas e fundamentação legal para aplicação da Sistematização do Cuidado de Enfermagem." Revista Uniabeu, 8(20): 350-362, 2016.

Bardin L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa/Portugal, LDA, 2011.

Nascimento ABD. Registros da equipe de enfermagem como subsídio à gestão hospitalar. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, 3(1): 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/