ATIVIDADES DE PROMOÇÃO À SAÚDE PARA UM GRUPO DE IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Calíope Pilger Universidade Federal de Goias.
  • Kelly Holanda Prezotto Universidade Luiz Meneguel
  • Jéssica Dal Santos Ottoni Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Daniela Cristina Rodrigues Lima Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Renata Zanelatto Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Audinéia Martins Xavier Secretaria de Saúde do Município de Guarapuava - PR.
  • Raquel de Mello Faculdade Estácio –Macapá - AP

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

Com a intenção de promover uma maior atenção ao fenômeno do envelhecimento e desenvolver ações que visem a promoção de saúde e prevenção de doenças, realizou-se uma parceria com uma Universidade Estadual e a Secretaria de Saúde do município de Guarapuava- PR, por meio de um projeto de extensão. Esta atividade proporcionou aos idosos encontros desenvolvidos por acadêmicos do curso de enfermagem, fisioterapia, nutrição e educação física, acompanhados pelos professores participantes do projeto, os quais realizavam atividades de educação em saúde, lúdicas, criativas, de dança e música. O período de realização foi de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011. Ao final das atividades percebeu-se que dar voz ao idoso, ouvir suas histórias, realizar atividades recreativas, físicas, trabalhar com educação em saúde, incentivar a socialização é ferramenta de estudo e conhecimento, não só para os acadêmicos de enfermagem, mas para os outros profissionais de saúde, familiares e para a comunidade.

Biografia do Autor

Calíope Pilger, Universidade Federal de Goias.

Enfermeira. Docente da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Kelly Holanda Prezotto, Universidade Luiz Meneguel

Enfermeira. Mestranda da Universidade Estadual de Maringá. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Luiz Meneguel.

Jéssica Dal Santos Ottoni, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de enfermagem da UNICENTRO.

Daniela Cristina Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de enfermagem da UNICENTRO

Renata Zanelatto, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Discente do curso de enfermagem da UNICENTRO

Audinéia Martins Xavier, Secretaria de Saúde do Município de Guarapuava - PR.

Enfermeira.  Especialista em Urgência e Emergência pela PUC de Curitiba. Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem Colégio Estadual Ana Vanda Bassara - Guarapuava - PR.

Raquel de Mello, Faculdade Estácio –Macapá - AP

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde. Docente da Faculdade Estácio –Macapá - AP.

Referências

- Carvalho JAM, Garcia RA. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Cad Saúde Pública. 2003;19(3):725-33.

- Veras R. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev Saúde Pública. 2009;43(3):548-54.

- BRASIL. Lei n. 8.842 de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário oficial da Republica Federativa do Brasil. Brasília, 4 de janeiro de 1994. Seção 173:106.

- Camarano AM, Pasinato MT. Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro: Ipea, 2004. p. 137-168.

- Veras R, Caldas CP, Araújo DV, Kuschnir R, Mendes V. Características demográficas dos idosos vinculados ao sistema suplementar de saúde no Brasil. Rev Saúde Pública. 2008;42(3):497-502.

- Neri AL. Cuidar de idosos no contexto da família. Campinas: Alinea; 2003.

- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Disponível: www.datasus.gov.br. 2009. Acesso em: 14/05/2011.

- Silva DGV, Francioni FF, Natividade SL, Azevedo M, Andoval RCB, Di’lourenzo VM. Grupos como possibilidade de desenvolver educação em saúde. Texto & Contexto Enferm. 2003;12(1):97-103.

- Geis PP. Tercera edad, actividad física y salud: teoría e práctica. Lisboa: Paidotribo; 2001.

- Tier CG, Bulhosa MS, Flores SMC, Santos SSC, Baisch ALM, Cestari ME. Política de saúde do idoso: iniciativas identificadas no município de Rio Grande/RS. Cogitare Enferm. 2006;11(1):39-43.

- Victor JF, Vasconcelos FF, Araújo AR, Ximenes LB, Araújo TL. Grupo feliz idade: cuidado de enfermagem para a promoção da saúde na terceira idade. Rev Esc Enferm USP. 2007;41(4):724-30.

- Geis PP, Rubi MC. Movimiento creativo com personas mayores: recursos prácticos para montar tus sesiones. Lisboa: Paidotribo; 2001.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Edição

Seção

Relato de Experiência