PALAVRAS E FRASES ESPECIALIZADAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Geraldo José Rodrigues Liska Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2128

Resumo

Uma das atribuições do profissional de secretariado executivo é a elaboração de documentos oficiais. Esperamos, neste trabalho, defender que as especificidades dos textos oficiais são fundamentais para o secretário executivo, tendo em vista a precisão terminológica como garantia para uma boa revisão. Mais do que se basear em documentos prontos para a elaboração de outros, o importante é saber o porquê de palavras específicas estarem inseridas em determinados textos e as diferenças que existem entre os textos de um mesmo gênero a ponto de receberem nomes diferentes. Para lidar com isso, é necessário um conhecimento especializado. Pesquisamos se há conformidade entre manuais de orientação de documentos oficiais, quanto às formas recomendadas, e em alguns documentos oficiais, quanto às escolhas lexicais realizadas. Separamos alguns casos para questionamento e pesquisa.

Biografia do Autor

Geraldo José Rodrigues Liska, Universidade Federal de Alfenas Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Secretário Executivo da UNIFAL-MG.

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Publicado

2018-05-09