LINGUAGEM E ENTONAÇÕES AFETIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Marinalva Vieira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.344

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o valor que as entonações e enunciados afetivos adquirem nas interações em sala de aula. O corpus é formado por discursos de professores e alunos do Ensino Médio e trata-se de um estudo desenvolvido com base nas concepções bakhtinianas de sujeito, linguagem e responsividade. Bakhtin (1916; 1929; 1979) defende que o sujeito e seus atos somente podem ser pensados no interior de um quadro que, mesmo sendo formal, não exclui sua pertença ao gênero humano. Como tal, o sujeito é parte de um todo que, dividido em singularidades, culmina na identidade de um sujeito situado entre dados empíricos e reconhecidos por signos, sendo o principal deles a linguagem. Por essa perspectiva, os afetos estão intrinsecamente ligados à constitutividade do sujeito e da linguagem e, por isso, no que tange ao funcionamento do discurso, impõe mobilidades na organização estrutural e semântica. Isso nos permite concluir que as entonações afetivas inscrevem-se na linguagem como um elemento constitutivo das significações e, consequentemente, os discursos de cunho afetivo ou que produzem sentidos afetivos são atos orientadores e organizadores do ensino-aprendizagem

Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa

É professor Adjunto II do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campina (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008) com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon L ENS LSH, durante o período de março a dezembro de 2006.Tem experiência na área de Lingüística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, escrita, leitura e metodologia do ensino da língua portuguesa. Atualmente, é coordenadora institucional do PIBID-UFTM 2011.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

BARBOSA, M. V. LINGUAGEM E ENTONAÇÕES AFETIVAS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/ri.v5i2.344. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/344. Acesso em: 19 mar. 2024.