O TRABALHO DOS PROFESSORES EM TEMPOS DE CRISE: MUDANÇAS E EFEITOS

Claudia Pinheiro, Maria Assunção Flores

Resumo


Este artigo insere-se no âmbito de um projeto mais amplo intitulado Teachers Exercising Leadership (TEL) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (PTDC/CPE-CED/112164/2009). Este projeto surge num contexto especialmente desafiante, marcado por uma crise económica e financeira com repercussões na vida dos professores, afectando o seu quotidiano profissional. Neste contexto, definiram-se como principais objetivos: analisar a liderança e o profissionalismo com base nas percepções e experiências de professores portugueses. Os resultados apresentados neste texto circunscrevem-se à fase II do projeto TEL, cujos dados foram recolhidos através de grupos focais com professores do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Participaram 68 professores oriundos de onze escolas/agrupamentos de Portugal Continental, de contextos educativos que apresentam características distintas, o que nos permitiu colher uma pluralidade de vozes tendo em conta as vivências e experiências de cada um dos professores envolvidos no estudo. Para a realização do nosso estudo optámos por uma abordagem mista (questionário, entrevistas semiestruturadas e grupos focais).Posteriormente, procedemos à análise dos grupos focais privilegiando uma abordagem temática de cariz indutivo, procurando os principais eixos de leitura dos dados.Os resultados obtidos a partir dos testemunhos dos professores apontam para uma visão negativa em relação às recentes alterações legislativas e à desvalorização do professor com especial destaque para o papel dos meios de comunicação. Embora se reconheçam enquanto profissionais comprometidos com os seus alunos e a sua aprendizagem, as alterações ocorridas no trabalho das escolas e dos professores, nos últimos anos, têm-se repercutido negativamente ao nível da condição docente, da motivação e dos modos de relacionamento entre os professores.

 

Palavras-chave: Trabalho e condição docentes, motivação, relacionamento profissional.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.1403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.