A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL

Adriana Lima Neves Vieira, Elaine Luisa Ribeiro, Flavia Cristina Silva, Marly Lima Pedro

Resumo


A educação é um direito social, essencial para a dignidade da pessoa humana,  consagrada na Constituição Federal no art. 205. Portanto, o presente artigo tem como objetivo levantar a importância de uma educação com qualidade que vise a inclusão social do cidadão,  aprimorar suas habilidades e competências para formação de sujeitos de direitos, com consciência crítica, participativos, reflexivos, ético-político e analítico-propositivo. Trata-se de um estudo fundamentado em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, documentos, revistas e meio eletrônico. O estudo proporcionou uma reflexão acerca do compromisso da sociedade civil, do Estado, dos profissionais da educação, das famílias em transformar a práxis educacional, oferecer novos paradigmas a educação, para que o ato de educar não fique restrito a repassar conhecimentos e sim em formar cidadãos que busquem a transformação societária, justiça social, democracia e cidadania.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v3i2.151

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.